03/08/2022 às 14h10min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h41min

ABERJE abre inscrições para a 1ª edição do seu “Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo”

Em um ano marcado por polaridades políticas e a crescente cobrança da sociedade por posicionamento das empresas e seus gestores, o curso traz insights importantes sobre como fazer a gestão da comunicação de forma assertiva

SALA DA NOTÍCIA Luciana Santos Tardioli
www.escolaaberje.com.br
Divulgação

Ano eleitoral e um país cada vez mais polarizado. Este é o cenário de 2022 e que afeta diretamente empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Soma-se a isso, a crescente cobrança da sociedade para que as empresas se posicionem sobre os mais diferentes temas. Já não basta parecer, é preciso ser: empresas e seus executivos devem manter seus atos fieis aos seus discursos e tudo deve ser feito de forma uníssona, isto é, o posicionamento do líder não pode ser diferente do restante da organização. As redes sociais ganham cada vez mais força, fazendo reverberar qualquer “deslize”. 

Como lidar com tantos stakeholders ao mesmo tempo? Como “não fugir” da discussão e se posicionar de forma assertiva? Como lidar com órgãos públicos em um ano de tantos conflitos de interesses? Como manter a ética e a integridade e ao mesmo tempo preservar relações por vezes tão cruciais à sustentabilidade dos negócios? É possível? 

Essas e outras perguntas serão temas de debates profundos, ilustrados por cases reais no curso inédito da ABERJE: “Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo”, com coordenação dos professores Olga Pontes e Carlos Parente. Voltado a profissionais de Comunicação e Corporate Affairs, o curso tem 33 horas de duração e pode ser adquirido de forma integral ou por módulos.  

Com 26 anos de experiência profissional e projetos desenvolvidos nos cinco continentes nas áreas de Governança, Riscos, Compliance e Auditoria Interna, Olga Pontes foi Chief Compliance Officer da Odebrecht S.A. (atual Novonor S.A.) no auge da crise reputacional e foi responsável pela definição e implantação do Programa de Compliance certificado pelas autoridades (DOJ – Justiça dos Estados Unidos e MPF do Brasil) e ISO37001. Também é professora convidada de Universidades Internacionais para falar sobre Cultura de Integridade, Compliance, ESG, Gestão de Crise, Gestão Reputacional, Gestão de Mudança, além de palestrante renomada sobre esses temas. É reconhecida como uma das profissionais de compliance mais admiradas do Brasil pela Compliance on TOP e Anuário Análise.

Ao seu lado na coordenação deste curso está Carlos Parente, Diretor da Midfield Consulting. Profissional com sólida experiencia em Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais, é professor há 20 anos nos cursos de pós-graduação da FGV e Escola Aberje de Comunicação e com passagens por empresas como Braskem, ABM AMRO Real, Avon, entre outras. 

“As empresas estão cada vez mais instadas a se posicionar. Como coordenar esse posicionamento, alinhar mensagens-chave, fazer com que tais mensagens sejam assimiladas de forma genuína por todos os membros da corporação? Cada pessoa conta”, destaca Carlos Parente. 

“A integridade é um movimento que deve começar dentro da gente. Você não pode ser íntegro e ético em uma situação e não ser em outra. Vivemos um cenário muito conturbado, com forças antagônicas e os profissionais precisam desenvolver a competência de integridade e compliance e ela não significa apenas dizer ‘nãos’, mas analisar situações, conhecer outros pontos de vista, compreender os melhores caminhos para atuar. Com essa competência, você aprende a navegar neste mundo polarizado”, afirma Carlos Parente. 

 

Entre os tópicos estão: Construção de uma cultura permanente de compliance, Mapa dinâmico de stakeholders, elaboração de um plano de compliance, como fazer o alinhamento entre entidades, setores e empresas, Análise dos impactos e repercussão na imagem e reputação, ESG e seu total alinhamento com compliance; Comitês multidisciplinares: como conseguir a adesão interna?, entre muitos outros, além de discussão de cases reais.

 

Fazem parte do corpo docente, além de Carlos e Olga, Grazielle Parenti, Agatha Camargo, Ibiapaba Netto, Flávia Bachmann, Fabricio Soler e Malu Weber. Na última aula será promovida uma mesa-redonda, coordenada por Paulo Nassar, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, com presenças de Fabricio Soler da Felsberg Advogados; Ricardo Voltolini da Idéia Sustentável e Renata Bley da Braskem.



 

Serviço: 

“Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo”

DE 21 DE SETEMBRO A 28 DE OUTUBRO DE 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS

Das 9h às 12h, às quartas e sextas.

Aulas on-line via zoom 

Para mais informações e inscrições, acesse: https://escolaaberje.com.br/curso/programa-avancado-em-integridade-e-compliance-corporativo/ 

 

Sobre a Aberje:

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Fundada em 1967, a associação desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a Comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre os associados e reconhece as melhores práticas e profissionais da área. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for Public Relations and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 


 
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