03/08/2022 às 12h36min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h41min

Ação do Coração atinge 11ª edição e retorna à Praça Mauá, em Santos (SP), neste domingo, 7 de agosto, das 10h às 16h

Campanha deverá distribuir mais de 100 mil corações em tecido no local, além de enviar alimentos, brinquedos e roupas para nove estados do país

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
Divulgação
Após duas edições transmitidas online devido à pandemia da Covid-19, a campanha Ação do Coração está de volta à Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos (SP). O evento presencial, realizado pela última vez em 2019, acontece neste domingo, 7 de agosto, das 10h às 16h, com extensa programação gratuita de atrações musicais e serviços.

A iniciativa chega à 11ª edição e por meio de sua rede de solidariedade arrecada alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e corações confeccionados em tecido - símbolo da campanha - para distribuição em comunidades em situação vulnerável na Baixada Santista, Vale do Ribeira e núcleos de oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Paraná) e no Distrito Federal.

A organização espera reunir mais de 100 mil corações de tecido na Praça Mauá. Oficinas de confecção foram realizadas em diversos pontos da cidade no último mês e, além disso, a Ação conta com a parceria de oito unidades da Fundação Casa e de 26 hospitais.


Atividades e serviços gratuitos


A partir das 10h, diversas atrações e serviços gratuitos vão movimentar o evento. A Secretaria Municipal de Saúde de Santos, por exemplo, oferecerá aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação odontológica.

Já a Rua Pets será um espaço dedicado aos animais de estimação, que tiveram um papel importante de apoio à saúde emocional de milhões de pessoas. Além de uma feira de 
adoção, haverá atendimento para corte de unha e limpeza de ouvido, sob coordenação dos médicos veterinários Eduardo e Celso Filetti, dog show da Guarda Municipal de Santos e demonstrações de equoterapia.

Atividades lúdicas, leitura, contação de histórias e brinquedos estarão disponíveis na Rua Kids, com programação para crianças de todas as faixas etárias.

Às 16h, a cantora Didi Gomes será a anfitriã da Caminhada do Coração, em direção ao Santuário do Valongo, onde acontecerá um ato interreligioso. Ao término, voluntários da campanha levarão os corações a serem entregues nos hospitais da região.

Além disso, haverá uma Rua Gastronômica, com opções de lanches e bebidas a preços acessíveis. A novidade é o “Pão do Coração”, fruto de um projeto idealizado pela Associação Eduardo Furkini durante a pandemia.

Shows Musicais

O palco da 11ª Ação do Coração reunirá diversas atrações, das 10h às 16h. Entre os convidados estão os cantores Kika Wilcox, Tony Ventura, Heloísa Gilbertoni e Didi Gomes; a Família de Cordas Eduardo Furkini; o Coral TamTam; a Banda Municipal de Iguape; e a escola de samba Real Mocidade Santista, entre outros convidados.
 


Histórico do evento

Nas oito edições realizadas até 2019, todas presenciais, a Ação do Coração reuniu 230 mil pessoas e distribuiu mais de 1 milhão de corações confeccionados por voluntários, além de mais de 200 toneladas de alimentos, 49,7 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas. A iniciativa idealizada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini, teve origem em uma ação semelhante, que ambos presenciaram em uma viagem à Europa.
 
Já em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a campanha foi realizada online, com o lançamento de um aplicativo para o recebimento das doações. Desenvolvido pelo programador Igor Ponce, ele segue disponível para download gratuito nos sistemas Android, IOS e no site www.acaodocoracao.org.br.

Serviço
Ação do Coração – 11ª Edição

Local: Praça Mauá – Centro Histórico de Santos
Data: Domingo, 7 de agosto de 2022.
Horário: 10h às 16h.
Realização: Associação Eduardo Furkini
Apoio: Prefeitura Municipal de Santos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »