03/08/2022 às 10h46min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h45min

Grupo Boticário lança iniciativa inédita de treinamento em computação em nuvem com Amazon Web Services no Brasil

O treinamento em nuvem visa beneficiar 300.000 pessoas até 2024 por meio de workshops, cursos e atividades de qualificação gratuitas ou de baixo investimento

SALA DA NOTÍCIA Giovanna Marinho

O Grupo Boticário lança iniciativa inédita de treinamento massivo com a Amazon Web Services (AWS) no Brasil para alavancar o treinamento em computação em nuvem -- frente que vem ganhando mais espaço, visibilidade e poder no universo tecnológico. Até 2024, a ação beneficiará 300 mil pessoas, entre colaboradores, parceiros do Grupo e públicos externos que desejam ingressar no setor de tecnologia, ter acesso a melhores oportunidades de carreira ou apoiar o ecossistema de startups.

 

Dividida em três pilares, a iniciativa oferecerá cursos, workshops e atividades híbridas (presenciais e online) gratuitas ou de baixo investimento junto a instituições de ensino superior, organizações sem fins lucrativos e startups. O plano também inclui ações voltadas ao GB Ventures - programa de aceleração de startups do Grupo Boticário -- e ao Desenvolve -- programa que oferece treinamento gratuito em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade social --, reforçando o compromisso da empresa com a sociedade por meio da promoção da educação e da capacitação pessoal e profissional.

“Acreditamos no poder da tecnologia como ferramenta de transformação da sociedade. Por isso, damos mais um passo em parceria com a AWS e investimos em uma iniciativa inédita que visa capacitar e desenvolver profissionais e novos talentos em computação em nuvem”, afirma Daniel Knopfholz, vice-presidente de Digital & Tecnologia do Grupo Boticário. “Para nós, estar na vanguarda da beleza é, também, investir em inovação do início ao fim do nosso ecossistema. Começamos de dentro para fora, ao estimular os nossos talentos, mas vamos além, seja formando, como atraindo as novas potências do universo tech”, completa o executivo.

 

O primeiro pilar da iniciativa se concentra no desenvolvimento de talentos internos e no fortalecimento do conhecimento em computação em nuvem. O Grupo Boticário utilizará o AWS Skills Guild, um programa que acelera a fluência na nuvem ativando os campeões da nuvem dentro da organização e criando uma estrutura de treinamento personalizada que combina cursos formais de treinamento e certificação da AWS com eventos informais e práticos de aprendizado. “Estamos investindo e apostando nas nossas pessoas que, durante um semestre, terão a possibilidade de se ausentar das suas funções de forma remunerada para estudar. Ao final do curso e com os certificados AWS Cloud Practitioner e AWS Solutions Architect, eles serão realocados em novas posições aqui no Grupo”, explica Knopfholz.

 

O segundo pilar visa maximizar o número de alunos e instrutores treinados por meio do AWS Academy --programa de treinamento em nuvem desenvolvido para instituições de ensino superior em todo o mundo -- com ênfase especial nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, visando grupos vulneráveis, incluindo mulheres e comunidades negras.

 

O terceiro pilar foca em empreendedores que fazem parte do programa de aceleração de startups do Grupo Boticário, o GB Ventures, apoiando-os com créditos do AWS Activate e treinamento básico de habilidades em nuvem. Para o ecossistema de startups, o Grupo Boticário lançará o BeautyStart, programa voltado para beauty techs de forma a oferecer habilidades em nuvem, créditos e conexões para ajudá-los a escalar.

 

A colaboração da AWS com o Grupo Boticário começou em 2020 e, desde então, as empresas estão comprometidas em alavancar o conhecimento da tecnologia no Brasil. Em 2020 e 2021, cerca de 400 funcionários de TI do Grupo foram capacitados por meio dos treinamentos e certificação da AWS.

 

“À medida que empresas de todos os tamanhos migram para a nuvem, não há indivíduos suficientes com habilidades de nuvem para ajudar essas organizações a atingir suas metas de negócios. Apoiamos o compromisso do Grupo Boticário em fornecer treinamento gratuito e de baixo custo no Brasil, em colaboração com a AWS, nossas instituições membros do AWS Academy e parceiros de treinamento da AWS. Estamos ansiosos pelo impacto que esta iniciativa terá na construção de um grupo robusto e diverso de talentos em nuvem”, comenta Cleber Morais, diretor geral do Setor Corporativo da AWS no Brasil.


Na América Latina, a AWS treinou mais de 800.000 pessoas em habilidades de nuvem desde 2017 por meio de cursos digitais do AWS Skill Builder, cursos presenciais ministrados por instrutores, treinamentos em eventos, webinars, AWS re/Start, AWS Academy, AWS Educate, entre outros. Globalmente, a AWS está empenhada em investir centenas de milhões de dólares para treinar 29 milhões de pessoas até 2025, alcançando pessoas de todas as esferas e todos os níveis de conhecimento em mais de 200 países e territórios.

 

“Esta iniciativa de treinamento massivo tem o potencial de catalisar a transformação digital e a adoção da nuvem para outras empresas na América Latina. Como nunca foi feito nada nessa escala, o Grupo Boticário se tornará uma referência regional”, conclui Morais.

 

Para saber mais sobre o Grupo Boticário, acesse o site. Para saber mais sobre os treinamentos da AWS, visite o site do AWS Skill Builder com mais de 500 cursos digitais sem custo.

 

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.


Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais através do link.


Informações à imprensa: aws@inpresspni.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »