03/08/2022 às 08h01min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h53min

BH e Ibirité: Projeto cultural conclui atividades realizando oficinas gratuitas em três instituições da região

‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’, que entregou as estruturas físicas em agosto do ano passado, finaliza atividades nas cidades com oficinas de teatro para 545 crianças da rede pública de ensino

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS
Vanilton Xavier

Com a pandemia ainda em alta em agosto de 2021, o projeto ‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’ teve uma breve passagem nas cidades de Ibirité e Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. Na época, devido às orientações preventivas, a entrega das estruturas físicas seguiu com público reduzido e as oficinas, que compõem o escopo, acabaram postergadas. Agora, diante de um cenário mais normalizado, o projeto volta às instituições para concluir e potencializar a experiência cultural.

Na quarta-feira (03/08), a Associação Comunitária do Bairro Jardim das Rosas - em Ibirité - recebe as oficinas de teatro às 10h e 13h30; no mesmo dia, porém às 15h e 16h, é a vez dos assistidos pela Creche Bom Pastor. Na quinta-feira (11/08), o projeto conclui as atividades no Instituto Mano Down - em Belo Horizonte, com oficinas às 10h e 13h.

Com o objetivo de incentivar e fomentar as atividades de artes cênicas, além de disseminar a cultura brasileira de modo geral, as oficinas ilustram e exemplificam o uso dos armarinhos, entregues com brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs. Colocando os espectadores como atores em cena, as oficinas convidam à uma imersão lúdica e participativa que explora elementos como improvisação, expressão corporal, oralidade e criatividade.

“Para seguir garantindo acesso irrestrito à cultura, optamos por distribuir as estruturas físicas ainda no ano passado, pois com o vai e vem das aulas, as crianças já poderiam contar com o acervo no período que estivessem em sala. Agora que as restrições estão mais brandas, voltamos com as oficinas para encerrar o projeto com chave de ouro. O objetivo dessas ações está principalmente centrado no estímulo à imaginação e criatividade dos pequenos, possibilitando que o dia a dia da sala de aula seja mais lúdico e estimulante para todos”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura) com produção da Incentivar e patrocínio da Ibiritermo.

SERVIÇO: “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Ibirité
Instituição Beneficiada: Associação Comunitária do Bairro Jardim das Rosas
Endereço: Av. Italo Bernardes, 265, Jardim das Rosas – Ibirité/MG
Data e Hora das Oficinas: Quarta-feira, 03 de agosto de 2022, às 10h e 13h30

Instituição Beneficiada: Creche Bom Pastor
Endereço: Rodovia Renato Azeredo, 750, Bairro Piratininga – Ibirité/MG
Data e Hora das Oficinas: Quarta-feira, 03 de agosto de 2022, às 15h e 16h

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Belo Horizonte
Instituição Beneficiada: Instituto Mano Down
Endereço: R. Japão, 180, Alto Barroca BHTE – Belo Horizonte/MG
Data e Hora das Oficinas: Quinta-feira, 10 de agosto de 2022, às 10h e 13h

---

Sobre a Ibiritermo: A IBIRITERMO está localizada no bairro Jardim das Rosas em Ibirité e tem como vizinhos os bairros Cascata, Petrolina e Eldorado. São moradores destes bairros famílias de baixa renda que anseiam pelo desenvolvimento local sustentável. Diante desta realidade e em consonância com os valores e compromissos dos sócios Edison S.p.A e PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A. como integridade, respeito ao próximo e espírito de colaboração, a IBIRITERMO está engajada em ações de responsabilidade social, acreditando que toda comunidade reúne potencialidades capazes de transformar sua realidade e melhorar suas condições de vida. Assim, esperamos estar cumprindo o papel na construção de uma comunidade mais digna, mais justa e preparada para enfrentar os desafios desta transformação social e cidadã.









 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »