02/08/2022 às 11h18min - Atualizada em 04/08/2022 às 01h01min

Projeto Formações IEE capacita cerca de 1.200 profissionais em 13 estados em agosto

Ao longo do mês, as ações chegam a 17 cidades, com a metodologia do Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, baseada nos princípios do esporte educacional

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Projeto Formações IEE estará presente em 13 estados do País ao longo de agosto. Com as ações do Instituto Esporte & Educação (IEE), que chegarão a 17 cidades, serão capacitados cerca de 1.200 profissionais com a metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. O primeiro município a receber o projeto neste mês será Dias D'Ávila, na Bahia, nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3). O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins terão cidades atendidas pelo projeto.

Nas suas diferentes ações, o Projeto Formações IEE está sendo realizado este ano de forma híbrida, com atividades presenciais e em EaD. São professores, gestores, coordenadores e diretores das escolas que, de acordo com a ação e o local, conhecerão temas como os pilares e atividades que sustentam uma Escola Ativa, ou o contato com a Dimensão e Princípios do Esporte Educacional, assim como a Pedagogia do Jogo e Ferramentas Didáticas.

Depois de Dias D'Ávila, receberão o projeto as cidades de Jacareí (SP), no dia 8; Teresina (PI), dia 9; Dourado (SP) e São Cristóvão (SE), dias 9 e 10; São Luís (MA), dia 10; Petrolina (PE) e Rolândia (PR), dia 11; São Mateus do Sul (PR) e Poços de Caldas (MG), dias 16 e 17; Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS), dia 17; Colatina (ES), dia 29; Porto Feliz (SP), dias 29 e 30; Cachoeira (BA), dias 30 e 31; Chapecó (SC), dia 31; e Colinas de Tocantins (TO), dia 31 e 1º de setembro.

Com a mescla de atividades presenciais e na modalidade EaD, o IEE tem avançado na construção de um modelo de formação permanente, comprometido com a realidade das escolas e a aprendizagem das crianças e jovens, dando cada vez mais oportunidades para que tenham acesso à educação física de qualidade e ao esporte seguro e inclusivo.

"Mais uma vez, o Projeto Formações estará em diferentes cidades, levando nossa metodologia. Esse contato, in loco, permite nos aproximarmos das redes municipais de ensino e, assim, integrar a teoria com a prática, com a realidade e os interesses de cada professor e escola, proporcionando um aprendizado diferenciado", destaca Ana Moser, presidente do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 21 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores Novelis, Bayer, Facebook, Vale, Alcoa, Nubank, PremieRpet, Toyota, Verde, Ball, Johnson&Johnson e Aliança da Bahia Participações.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »