02/08/2022 às 08h21min - Atualizada em 04/08/2022 às 01h02min

Ator Ricardo Villardo volta à São Paulo com novidades e novo cenário no espetáculo "Você Não É Todo Mundo"

Refletindo sobre a trajetória e a valorização da arte, ator inicia turnê nacional em São Paulo no Teatro Bibi Ferreira, com novo cenário

SALA DA NOTÍCIA Alisson Schafascheck
Após temporada no Rio, o ator Ricardo Villardo volta à São Paulo com a comédia Você não é todo mundo, sua primeira peça autoral, em duas únicas apresentações nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Bibi Ferreira. O texto – criado depois do sucesso de um vídeo nas redes sociais no qual Ricardo faz uma homenagem à Paulo Gustavo conta a história real da vida do ator, desde sua infância, quando já apresentava seu amor pela arte apresentando para seus familiares performances – entre elas Xuxa e Sandy & Junior – e culmina na sua estreia nos palcos e todos os percalços de um típico artista brasileiro, até o momento atual. Villardo interpreta seus divertidos personagens, que fazem grande sucesso na internet, e é uma oportunidade de contar mais sobre a sua vida e homenagear seus ídolos.
“É meu primeiro monólogo e nele eu tenho a oportunidade de contar um pouco da minha história. A cada sessão eu me descubro mais. A interação com a plateia, que é algo bem latente, a comédia cotidiana e o drama são elementos presentes, e isso pra mim é o mais legal. Ver o público rir e chorar, quase ao mesmo tempo, é o maior reconhecimento que um artista pode ter”, conta.
Sucesso por onde passou, o espetáculo foi o primeiro escrito de forma independente pelo autor, em parceria com o diretor Marcos Nauer, e o próximo objetivo é levar a história Brasil afora, a começar por São Paulo, onde estreia seu novo cenário.
“Chegar até aqui e ver tudo o que eu conquistei é um sentimento único. Ainda estou longe do topo, mas sei que aos poucos venho fazendo a diferença, trazendo alegria e fazendo da arte a minha voz”, comenta Ricardo, que completa: “Não é nada fácil, por sermos independentes. Se não há patrocínio, não há verba. Mas desistir nunca será uma opção. Agora estamos prontos pra rodar o país”.
Ricardo Villardo iniciou sua carreira há 17 anos, em Brasília, na Néia e Nando Cia Teatral e durante essa longa trajetória, o ator deu vida a todos os tipos de personagens, e levanta sua bandeira em prol dessa pluralidade. Para ele, a arte está ligada à identificação e é preciso romper barreiras e realçar a individualidade de cada um. Apesar da veia cômica, que faz sucesso nas redes sociais, Villardo não se considera um humorista, pelo contrário, o humor é parte de seu talento. Ele menciona que atuar é dar vida a diferentes faces, desde a seriedade do drama, até o alivio da comédia.
Em seu currículo diverso, se destacou no cenário infantil, em produções como Aladdin, O Rei Leão e O Mágico de Oz. Posteriormente, brilhou em grandes musicais como Hairspray e Grease – Nos Tempos da Brilhantina. Villardo destaca ainda alguns trabalhos como Woody, o famoso caubói da Disney em Toy Story, e Edna Turnblad mãe da protagonista do clássico da Broadway Hairspray.
“A minha arte é focada naquilo que me faz sentido. Eu costumo dizer que sou artista e ponto. Já fiz trabalhos dramáticos no teatro que me apaixonei, mas claro que a comédia faz parte de mim, é onde eu me realizo”, completa e detalha: “Em Toy Story o maior desafio foi criar o corpo de um boneco. Queria que as pessoas, quando assistissem o espetáculo, vissem um boneco que ganhou a vida e não um ator dando o texto. Já em Hairspray eu fui uma mãe de família, uma mulher cis, então foi algo novo, mas com certeza uma das personagens mais divertidas que eu já fiz!”.
“Ainda tenho muito o que mostrar e quero defender minha comunidade através da minha arte. Mostrar para as pessoas que nós não somos apenas o estereotipo da gay afeminada e engraçada, que geralmente é representada nas novelas. Somos tudo o que a arte nos possibilita ser”, finaliza.

Sinopse: Na comédia “Você Não é Todo Mundo”, que conta com direção geral e dramaturgia do premiado Marcos Nauer (60! Década de Arromba e 70? Divino Maravilhoso), Ricardo Villardo busca uma resposta para a pergunta mais difícil: “quem eu sou?”. No monólogo, ele passeia por toda sua história, conectando às mulheres que o transformaram na pessoa em que se tornou, mas que agora sente a necessidade de buscar uma nova identidade artística. A dramaturgia conta a história real da vida do ator, desde sua infância, onde já apresentava seu amor pela arte apresentando performances (entre elas Xuxa e Sandy & Junior) para seus familiares e culmina na sua estreia nos palcos e todos os percalços de um típico artista brasileiro até o momento atual de personagens divertidos e que fazem grande sucesso na internet.

VOCÊ NÃO É TODO MUNDO
Uma comédia de Marcos Nauer
Com Ricardo Villlardo
6 e 7 de agosto (sábado, às 21h30, e domingo, às 20h)
Teatro Bibi Ferreira
End.: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931 – Bela Vista
Telefone: (11) 3105–3129
Capacidade: 294 pessoas
Ingressos: R$ 70 | R$ 35 (meia)
Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/75032
Classificação indicativa: 14 anos
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »