04/08/2022 às 09h38min - Atualizada em 04/08/2022 às 10h10min

Médico pediatra fala sobre aleitamento materno e a importância do Agosto Dourado

O Austa Hospital de Rio Preto promove campanhas e eventos para celebrar a promoção, proteção, apoio ao aleitamento e incentivo a doação.

Harley Pacola
Dvulgação/Assessoria de Imprensa
Durante todo o mês de agosto, entidades de todo o mundo se juntam em prol do Agosto Dourado, campanha que luta pela intensificação das ações de promoção, proteção, apoio ao aleitamento materno e incentivo a doação. Em meio à campanha, há também a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Em Rio Preto, o Austa Hospital incentiva o aleitamento materno formada por uma equipe de multiprofissionais. Uma missão praticada diariamente junto à mãe puérpera e que ganha significado ainda maior neste Agosto Dourado, o Mês do Aleitamento Materno no Brasil.

O ato de amamentar nos primeiros seis meses de vida do bebê é fundamental. “Esse alimento fornecido pela mamãe é muito importante para garantir uma hidratação e nutrição bastante equilibrada”, diz o médico pediatra Clayton Luis de Ávila. O leite materno é uma fonte de produção de anticorpos, que garante a saúde do bebê e o ajuda a ganhar peso. "Ao nascer, o bebê tem o sistema imunológico zerado; o leite materno o protegerá de futuras doenças", lembra o pediatra. 

No berçário do Austa Hospital, médicos, fonoaudiólogas e enfermeiras acolhem a mãe e a orientam no início da amamentação e permanecem ao lado dela, explicando detalhadamente sobre a importância da amamentação, do leite materno como fornecedor de nutrientes fundamentais à criança e para o desenvolvimento de seu sistema imunológico. "O leite contém calorias e proteínas equilibradas suficientes para alimentar a criança”, reforça Dr. Clayton.

De acordo com o médico pediatra o leite materno também reduz a possibilidade de a criança não ser obesa ou não ter baixo peso. “Durante os seis primeiros meses de vida, o bebê precisa apenas do leite materno, sem a necessidade de a mãe complementar com qualquer outro alimento”, explica Clayton.

O Austa Hospital realiza uma média de 80 partos por mês, sendo umas das instituições de saúde referências na região Noroeste devido à infraestrutura de seu centro cirúrgico, ao berçário e à esquipe multiprofissional especializada e preparada a oferecer assistência, segurança e tranquilidade às puérperas e seus familiares em momento tão importante como o nascimento.

Quando surgiu
 
O Agosto Dourado foi criado em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, desde então, são realizadas campanhas e eventos para celebrar a promoção, a proteção, o apoio ao aleitamento e incentivo a doação.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »