19/11/2021 às 16h03min - Atualizada em 04/08/2022 às 10h52min

7 recursos do SketchUp que mudam a forma de projetar

Versão Pro do software apresenta recursos pouco conhecidos que geram um alto ganho de produtividade

SALA DA NOTÍCIA Pg1 Comunicação - Val
Trimble
Trimble
 

O SketchUp é um software poderoso para o desenvolvimento de projetos em 3D. No entanto, muitos usuários, até mesmo os mais avançados, não aproveitam todo o seu potencial por desconhecimento de algumas funcionalidades essenciais de sua versão Pro. 

 

O professor Henrique Barsa, arquiteto na Gabster (distribuidora do Trimble SketchUp) e uma das maiores autoridades no assunto, elenca sete recursos do programa que mudam a forma de projetar. Segundo ele, são funcionalidades que devem ser utilizadas de maneira combinada e produzem, em poucos cliques, resultados que são complexos de alcançar em outros softwares semelhantes. Confira a lista de funcionalidades pouco exploradas pelos usuários do SketchUp:

 

1) Gerar relatório -  Este recurso cria tabelas de informações com base nos objetos do modelo, o que é muito útil para criar listas de materiais e estimativas. Em um relatório, cada coluna corresponde a um atributo e, cada linha, aos valores dos atributos. É possível ainda criar relatórios complexos utilizando os recursos Group By e Aggregate, que agrupam e concentram as informações de acordo com as necessidades do usuário.

 

2) Estrutura - No SketchUp, a funcionalidade Estrutura (Outliner) permite visualizar os objetos de um modelo (grupos, componentes e planos de seção) como uma árvore hierárquica. O recurso permite navegar facilmente por grandes modelos complexos, controlar níveis do projeto, nomear objetos e planos de seção, encontrar uma instância de componente ou plano de seção, reestruturar a hierarquia do modelo e controlar a visibilidade dos objetos. Esta funcionalidade traz flexibilidade ao facilitar a pesquisa do que está acontecendo dentro do projeto em relação à hierarquia e à estrutura. Combinado ao Gerar Relatório, permite obter a relação e a contagem dos elementos utilizados em cada nível.

 

3) Componentes dinâmicos - Esta funcionalidade do SketchUp adiciona inteligência aos projetos, pois possibilita incluir atributos estendidos a um componente comum como nome, resumo, descrição e código do item. Os atributos podem ser aplicados a todo o Componente ou às suas subpartes, definindo cores, opções de produtos reais, parametrização e muito mais. Todos os atributos existentes dentro do contexto do componente são incorporados com o componente quando ele é importado para outro modelo. Ao elaborar um projeto no SketchUp utilizando componentes,  é possível exportar a lista de quantitativos  no formato CSV, incluindo o número de peças iguais,  suas coordenadas de localização, comprimento, largura, altura, volume, nome do componente, atributos customizados e até mesmo os materiais utilizados. 

 

4) Cenas - O principal benefício do recurso Cenas é evitar os erros comuns em um projeto executivo de arquitetura que ocorrem quando decisões são tomadas tendo por base uma única vista. É possível salvar todas as vistas necessárias em Cenas, de qualquer ângulo desejado, e então retornar a elas mais tarde apenas clicando na Cena salva. Assim, toda vez que for preciso voltar para aquele ângulo escolhido do modelo, basta selecionar a cena correspondente. É possível ainda criar vídeos e exportar imagens a partir das Cenas, facilitando a demonstração do projeto a clientes e outras partes interessadas.

 

5) Etiquetas (Tags) - No SketchUp, as Tags ajudam a organizar objetos e a controlar sua visibilidade. Com isso, em apenas um clique é possível ocultar todos os objetos que pertencem a uma mesma tag, o que permite encontrar itens mais rapidamente e otimiza a utilização do software, também é possível escolher espessuras das linhas quando se vai para o LayOut. Geralmente, em grandes projetos, não é preciso ver tudo no modelo de uma só vez. Portanto, o uso da visibilidade das tags é indicado para configurar Cenas e também para configurar o modelo garantindo uma operação eficiente.

 

6) Trimble Connect - Esta solução traz interoperabilidade entre softwares e colaboração entre os profissionais envolvidos no projeto, todo sistema é compatível com a extensão IFC. O Trimble Connect é uma ferramenta de colaboração com armazenamento ilimitado, na qual é possível visualizar projetos sobrepostos, gerenciar tarefas e conectar os diferentes profissionais, que poderão ter uma visão completa do projeto, do macro aos menores detalhes, em uma só plataforma. A principal vantagem é a agilidade na tomada de decisões. Comparável a um “Google Drive”, permite a criação de pastas para os projetos e o envio de convites para as pessoas colaborarem. O administrador controla os níveis de acesso de cada participante, centraliza e acompanha todo o desenvolvimento em uma única plataforma. O Trimble Connect é o Common Data Environment (CDE) da Trimble e permite realizar checagem de interferências, extração de quantitativos e potencializar fluxos BIM de maneira fácil e rápida.

 

7) SketchUp Layout - Muitos arquitetos fazem a concepção do projeto no SketchUp Pro e depois exportam as plantas e cortes para outros softwares CAD no momento de realizar o detalhamento do projeto executivo. Isso acontece por desconhecerem as facilidades do SketchUp Layout, ferramenta contida no SketchUp Pro para desenvolvimento de documentação 2D. Através do SketchUp Layout é possível construir suas pranchas de projeto, criar uma biblioteca de detalhes e cotar o projeto de maneira rápida e precisa evitando assim o retrabalho de exportar plantas DWG ao atualizar o projeto.

 

O professor destaca que é comum ver usuários experientes que desconhecem e não sabem utilizar os recursos citados que, na visão dele, são poderosíssimos. “Essas ferramentas estão interligadas e são funções que não estão disponíveis facilmente em tutoriais e no YouTube. Mesmo os vídeos mais populares não ensinam a parte mais projetual do software”, analisa Barsa.  

 

Segundo o gerente regional de Vendas da Trimble para o SketchUp, Edgar Takano, esse conjunto de ferramentas do SketchUp conecta o projeto que existe no mundo digital com o mundo real. É por meio dessas funcionalidades que o projetista extrai listas de quantitativos de materiais, detalhes construtivos e torna tudo disponível a outros participantes do empreendimento, inclusive para execução no canteiro de obras. “Para projetos de edificações residenciais, o SketchUp Pro atende integralmente a necessidade de um arquiteto, da concepção, documentação, aprovação, até a entrega da obra", afirma o gerente.

 

Bônus: Desative a função Perfis dos Estilos e acelere o desempenho do SketchUp.

A maioria dos estilos que estão presentes na instalação do SketchUp tem esse recurso ativado. Essa opção sobrecarrega os arquivos exigindo muito processamento do computador.

 

O software SketchUp foi desenvolvido com o objetivo de facilitar e aperfeiçoar o fluxo de trabalho dos usuários da ferramenta em todo o mundo.  Em seu canal SketchUp Brasil no YouTube, estão disponíveis gratuitamente diversas playlists de tutoriais para todos os níveis de conhecimento. Além disso, o SketchUp 3D Warehouse, maior biblioteca de modelos 3D do mundo, disponibiliza milhares de modelos com acesso gratuito, agilizando o trabalho dos arquitetos e arquitetas, que podem buscar modelos prontos de móveis, eletrodomésticos, automóveis e muito mais, para compor seus projetos, sem ter que começar tudo do zero. Somente no Brasil, o 3D Warehouse possui mais de dois milhões de usuários.



 

Sobre a Gabster

A partir de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria, a Gabster conecta o design à manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Por meio de uma plataforma em nuvem fornece uma série de serviços de processamento on-line para cálculo de orçamento, controle de projetos, modelagem de componentes BIM, comandos de máquina, identificação de peças e métodos produtivos. Além disso, fornece cursos para modeladores e treinamento para projetistas.

 

Sobre o SketchUp

Pertencente a Trimble desde 2012, o SketchUp tornou-se uma das ferramentas de modelagem 3D mais populares do mundo. É usado por milhões de pessoas, sendo majoritariamente arquitetos, empresas de engenharia, construção e designers profissionais. Para mais informações, acesse: https://www.sketchup.com/pt-BR

 

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »