04/08/2022 às 09h55min - Atualizada em 04/08/2022 às 22h40min

Tempo seco requer atenção especial com a imunidade

Especialista dá dicas de como proteger o organismo e evitar as doenças típicas desta época do ano

SALA DA NOTÍCIA Thais Gobbi
Divulgação
O inverno é um período de tempo seco, além das temperaturas mais baixas. É hora de dar atenção especial à saúde, já que a estação deixa as pessoas mais vulneráveis aos vírus causadores de gripes e resfriados. Por isso, é importante cuidar da imunidade, seja para evitar essas doenças ou, no caso de ser acometido, para promover uma recuperação mais rápida.

O sistema imunológico atua no combate a agentes invasores no organismo. Ele identifica o tipo de invasor e promove uma resposta para eliminar os efeitos que este terá nos tecidos celulares afetados, por meio dos anticorpos. Quando a imunidade está alta, há mais chances de combater o vírus da maneira eficaz, minimizando os sintomas. Porém, se está baixa, o organismo fica mais exposto e um simples resfriado pode se transformar em uma pneumonia, entre outros exemplos. Febres, calafrios ou cansaço excessivo são alguns alertas que o corpo emite, sinalizando baixa imunidade.

Para que o sistema imunológico cumpra sua função, é essencial manter as reservas de nutrientes do organismo bem abastecidas, de forma a evitar que o corpo se desgaste para obter os recursos necessários que combatem diversas doenças. “Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, é a base para proteger o sistema imunitário. No entanto, nem sempre conseguimos atingir valores diários recomendados apenas com a alimentação, por isso, a associação de suplementos garante resultados de sucesso quando assunto é imunidade. A suplementação deve ser feita de maneira personalizada, sempre orientada por um profissional”, explica Camila Delgado, nutricionista da VITAFOR®.

Camila cita alguns alimentos que não podem faltar para o benefício da imunidade: “O consumo de frutas, legumes e verduras se faz imprescindível, associado a boas fontes de gorduras, provenientes de peixes e oleaginosas como castanhas e amêndoas. A suplementação de um complexo vitamínico e mineral que contenha uma composição íntegra pode ser uma grande aliada no dia a dia, melhorando muitos fatores, como a manutenção do sistema imunológico e a vitamina D, que também se faz essencial. Já quando pensamos em redução de processos inflamatórios, fortalecimento da imunidade e manutenção da saúde, o consumo de ômega 3 é primordial, levando em consideração a isenção de metais pesados e selo de garantia de pureza IFOS para escolha do ômega”.

Além da nutrição, que é o principal para manter a saúde, Camila Delgado dá dicas bônus de como cuidar da imunidade e se proteger das doenças:

- pratique atividade física: assim como bons hábitos alimentares, exercícios são essenciais, pois aumentam a produção de anticorpos, fortalecem a saúde, reduzem o estresse e promovem a sensação de bem-estar, auxiliando inclusive na saúde mental;

- dê atenção ao sono: noites mal dormidas provocam muito mais do que o aumento da sensação de cansaço. O sono irregular compromete o sistema imunológico, pois tende a aumentar a quantidade de células inflamatórias no organismo. A qualidade do sono auxilia na renovação das células e mantém o equilíbrio hormonal. Para ajudar neste processo, procure dormir sempre no mesmo horário, evite ingerir bebidas ou alimentos que possuem cafeína à noite e desligue telas pelo menos uma hora antes de ir para a cama;

- tome sol diariamente: o sol é a principal fonte de vitamina D, que também é encontrada em alguns alimentos. Ela é fundamental para a saúde dos ossos e defesa do organismo. Mas atente-se aos horários e à exposição exagerada, que pode ser prejudicial à pele;

- hidrate-se: a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo, especialmente das células de defesa. Procure beber entre 2 e 3 litros diariamente;

- cuide do bem-estar emocional: o estresse prejudica a imunidade, pois eleva o nível de cortisol;

- evite o consumo de álcool e cigarro: ambos interferem para a queda da imunidade, fazendo com que o organismo fique mais exposto às infecções.


SOBRE A VITAFOR®
A VITAFOR® é a marca de suplementos nutricionais mais premiada e recomendada pelos profissionais de saúde do Brasil. Há 15 anos, a empresa trabalha para promover a saúde por meio da nutrição, mostrando que a suplementação é fundamental para o bem-estar humano.

Seu amplo portfólio atende os consumidores da infância à melhor idade, tendo como base os mais altos padrões de qualidade e eficácia, com foco em inovação.  A fábrica, localizada na cidade de Araçoiaba da Serra – no Interior de SP, é a maior e mais moderna do segmento, contado com laboratório de análises próprio, certificações nacionais e internacionais, além de boas práticas de fabricação internacionais.

Sua equipe é composta por profissionais de saúde renomados, que desenvolvem parcerias com importantes universidades, centros de pesquisa, entidades, hospitais, médicos, farmacêuticos e nutricionistas no Brasil e exterior.

http://www.vitafor.com.br
Facebook (Vitafor Nutrientes) 
Instagram (@vitafornutrientes) 


Contato com a imprensa:

Thais Gobbi
(19) 99222-2198
thais.gobbi@jtcom.com.br

Julia Teixeira
(19) 99134-4050
julia.teixeira@jtcom.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »