04/08/2022 às 11h18min - Atualizada em 04/08/2022 às 22h43min

Plastivida lança Plataforma para o Programa Pellet Zero - OCS®

O objetivo é concentrar informações para o licenciamento das empresas engajadas no programa de eliminação de eventuais perdas de pellets plásticos para o ambiente

SALA DA NOTÍCIA Yara Lucia Provatti de Lima
www.plastivida.org.br
A Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos, licenciadora do Programa Internacional Operation Clean Sweep (OCS®), lança a Plataforma para o Programa Pellet Zero - OCS® com o objetivo de centralizar em um único ambiente digital todas as informações necessárias para quem deseja se capacitar e eliminar eventuais perdas de pellets plásticos para o ambiente.

Integrado à comunicação do “Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo”, a nova plataforma apresenta ferramentas para que as indústrias do setor plástico possam se informar sobre o programa e o modelo brasileiro de implementação, encaminhar a documentação necessária e acompanhar o andamento e a evolução de sua certificação.

Segundo explica Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, o portal traz transparência aos trabalhos realizados no âmbito do Programa Pellet Zero - OCS® no Brasil e fomenta ainda mais a adesão das indústrias nesse processo. “Até o momento, já certificamos 27 empresas, inclusive já com a emissão do primeiro certificado OCS® Blue da América do Sul, a categoria mais alta dentro do Programa e esperamos muito mais”, afirma Bahiense.

Ele completa: “é anseio da cadeia produtiva dos plásticos ser um agente ativo no combate ao lixo nos mares, problema que hoje é encarado mundialmente como uma das prioridades no tocante à preservação ambiental e é com esse olhar que a Plastivida vem protagonizado a atuação do setor sobre as questões ligadas aos resíduos nos mares há uma década, juntamente com o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), parceiro em todo esse processo”.


Reconhecimento do modelo desenvolvido para a realidade brasileira

Desenvolvido para auxiliar as indústrias e empresas de logística do setor plástico a mitigarem a questão da perda de pellets no ambiente, o Programa Pellet Zero - OCS® recebeu um modelo inovador de implementação, desenvolvido de acordo com a realidade brasileira e sob os parâmetros estabelecidos no “Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo”.

O modelo de implantação desenvolvido no Brasil, totalmente aprovado pela matriz - a Operation Clean Sweep - OCS®, tem como base o Manual original do programa criado nos Estados Unidos pela ACC (American Chemistry Council) e PIA (Plastics Industry Association), que atende às metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de conservação e uso sustentável dos oceanos, e às assumidas pelos governos de diversos países e por organizações intencionais da sociedade civil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017.

Esse formato diferenciado é hoje descrito em uma apresentação científica, assinada pelo professor e pesquisador do IOUSP, Alexander Turra, tendo como co-autores Marcia Denadai, também do IOUSP, e Miguel Bahiense, Presidente da Plastivida, que será apresentado no 7th International Marine Debris Conference (7IMDC), o principal evento global dedicado a compreender e promover ações para combater o lixo no mar. Esta importante série de conferências foi convocada pela primeira vez em 1984 pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Em 2011, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) juntou-se à NOAA para co-sediar a sua 5ª edição (5IMDC) e continua envolvido até hoje. Em 2022, o evento está sendo sediado pela primeira vez fora dos Estados Unidos, entre 18 e 23 de setembro, em Busan, República da Coreia do Sul, e tem o Ministério dos Oceanos e Pescas local como co-anfitrião. A participação do Prof. Turra no 7IMDC para apresentação desse trabalho está sendo viabilizada pela Plastivida no âmbito do convênio institucional firmado.


Extensão do convênio entre Plastivida e IOUSP
Dando sequência a uma parceria iniciada em 2012 e que já gerou importantes frutos, a Plastivida e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) renovaram seu convênio institucional por mais cinco anos.

Esse convênio tem por objeto a cooperação mútua para o desenvolvimento, no país, de ações voltadas à compreensão e ao combate do lixo no mar, envolvendo a produção e publicação de conteúdo editorial em diferentes mídias, a realização de campanhas de mobilização e conscientização e de eventos e exposições, a produção de conteúdos audiovisuais e materiais didáticos e promocionais e o compartilhamento de informações e publicações acadêmicas.

Especificamente, as atividades estarão direcionadas à implementação do Programa Pellet Zero – OCS® em todo o País, dando subsídios técnicos e científicos para que ações que reduzam a perda de pellets para o ambiente possam ser colocadas em prática com sucesso.

Para acessar a Plataforma para o Programa Pellet Zero - OCS®: http://pelletzero.porummarlimpo.org.br/


Sobre a Plastivida: A Plastivida é o Instituto Socioambiental dos Plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre o “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo”: Em 2012, a Plastivida firmou um convênio com o IOUSP, para se capacitar e desenvolver estudos científicos para endereçar as discussões sobre o tema no Brasil. Esse trabalho resultou, em 2016, no lançamento do “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo”, que hoje conta com 19 signatários e promove estudos, interagem com players mundiais sobre o tema e gera ações práticas, tanto de educação ambiental, quanto de solução para a questão. Para saber mais, acesse www.porummarlimpo.org.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »