Novembro também é mês de cuidar da saúde dos pets

Por

Novembro é o mês em que ocorre a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata nos cães machos. Assim como os homens, cães machos também possuem a glândula sexual próstata, ela é responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides. O câncer de próstata em cães ocorre quando há uma multiplicação anormal e desordenada de células na região, o que causa o edema (inchaço) dessa glândula e o comprometimento da saúde do pet.

A veterinária, Bruna Mendonça, da Bicho Prime, de Rio Preto, afirma que o câncer de próstata costuma não aparecer em seus estágios iniciais. “Conforme o quadro se agrava, é possível notar os seguintes indícios, como dificuldade em urinar, gotejamento de sangue pelo pênis, urina com sangue, infecções urinárias que não respondem ao tratamento, dificuldade ao defecar e/ou com fezes em formato de fita, espasmos musculares (ao tentar urinar). Além desses sinais, o cachorro com câncer de próstata pode apresentar outros sintomas como vômito, apatia e febre”.


Para fazer um diagnóstico é preciso levar o seu pet para check-ups no veterinário. Durante a consulta, o veterinário poderá fazer a palpação retal e solicitar diversos exames, como ultrassom abdominal e exames de sangue e de urina.

Para prevenir, Além de fazer o acompanhamento no médico veterinário, a principal forma de prevenção é a castração. Ela diminui muito o risco do seu cãozinho desenvolver a doença.

Já nas cadelas, a preocupação fica por conta da piometra. A piometra em cadelas é uma infecção uterina que ocorre durante o período do cio. Nesse período o útero fica mais exposto e suscetível a ser contaminado por bactérias. As chances de contágio aumentam na medida em que a cadela passa por diversos cios sem engravidar.

Para diagnosticar é preciso fazer uma anamnese do paciente, exame físico e exames laboratoriais. A ultrassonografia é um exame muito importante. “Após diagnosticada, o tratamento mais adequado é a intervenção cirúrgica. A ovariohisterectomia é a remoção dos ovários e do útero do animal e, por isso, elimina completamente a doença. A maneira mais eficaz de prevenir é fazer a CASTRAÇÃO da cadela. Além disso, é fundamental evitar o uso de contraceptivos injetáveis”.

Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação