A Suno sempre teve uma abordagem educativa e menos na base da dica.
Já tivemos diversos minicursos gratuitos voltados aos investidores que interesse na estratégia de dividendos, value investing e fundos imobiliários. Vários de vocês já fizeram um destes minicursos nossos.
Semana passada demos inicio ao minicurso gratuito de Valuation.
Mas obviamente existem pessoas que querem se aprofundar sobre o tema.
Pensando nestes investidores, hoje abrimos a turma do Curso de Valuation para todos aqueles que têm interesse em aprender com profundidade sobre como precificar empresas.
Investir sem dar a devida importância a preço é como andar em um campo minado no escuro. É fundamental ao investidor ter em mente o valor de um ativo e comparar com o preço em bolsa e assim tomar a sua decisão de investimento.
Mas antes de fazer qualquer conta para chegar no preço de um ativo, existem 10 fatos sobre Valuation que todos os investidores devem saber:
1 Premissas, Premissas, Premissas:
Apesar de existir uma ciência por trás do valuation, afinal são fórmulas matemáticas a serem respeitadas e contas a serem feitas, os números que o investidor coloca na fórmula são consequência de sua visão com relação aquele ativo.
As premissas são tudo no valuation. Premissas erradas resultarão em um valuation errado. Portanto, você precisa colocar premissas certas no seu modelo.
E como conseguir premissas certas? Investigação: precisa gastar sola de sapato e ler muito. É preciso entender a dinâmica setorial e da empresa. Converse com funcionários, concorrentes, reguladores, fornecedores, acionistas e concorrentes. É um bom começo.
2 As empresas são dinâmicas:
Por mais que você tenha feito as contas corretas usando premissas factíveis, o mundo é dinâmico, os setores sofrem mudanças e as empresas individualmente passam por alterações de suas dinâmicas internas.
Por isso, o processo de avaliação de um investimento deve ser feito de maneira continua. Geralmente eu reavalio uma posição a cada resultado trimestral, ou excepcionalmente se algum fato de extrema relevância ocorrer.
3 Leitura de Balanço:
Esta é o fato número 3, mas talvez devesse ser o primeiro da lista.
Vejo muitos interessados em aprender sobre valuation, mas existem alguns conhecimentos prévios que são necessários. O primeiro é conhecimento sobre contabilidade: é preciso entender sobre leitura de balanço, demonstrativo de resultado e fluxo de caixa.
Falamos disso em nosso curso, e vamos escrever cada vez mais a respeito deste tema, que não é complexo, mas é necessário para aqueles que querem avançar em valuation.
Querer fazer valuation sem saber de contabilidade, é como querer correr 100 metros sem saber andar: é inviável.
4 Bom Senso:
Talvez a principal característica aquele investidor que faz avaliação de empresas é ter bom senso.
Não seja ganancioso na hora de fazer contas. Seja realista. A empresa provavelmente não vai conseguir crescer durante muitos anos mais que a economia, e certamente dificilmente conseguirá ter uma margem alta se não possuir vantagens competitivas relevantes.
Muitos investidores caem em uma armadilha chamada de “wishful thinking”, que em português seria algo como “pensamento ilusório”.
Estes investidores tomam decisões baseadas em vontades e desejos que gostariam que fossem realidade, mas não são.
Geralmente, estas pessoas têm dificuldade em aceitar a realidade de um ativo que tem em carteira e muitas vezes fazem um valuation platônico, baseado em um sonho e não na realidade.
5 Valuation é o encontro da arte com a ciência:
Valuation não é apenas uma fórmula matemática. Valuation é muito mais. É uma arte.
E como toda as artes, pessoas diferentes chegam a conclusões diferentes. Mesmo grandes investidores muitas vezes não chegam em um consenso sobre um determinado ativo.
Valuation não é uma “receita de bolo” que quem seguir vai chegar à mesma conclusão.
6 Divergências vão sempre existir:
No inicio de 2016, Warren Buffett estava comprando ações da Apple enquanto o megainvestidor Carl Icahn estava vendendo as suas ações. Provavelmente, um vendeu suas ações ao outro.
Se os dois maiores investidores do mundo, não chegam a um consenso sobre o preço da empresa com maior visibilidade do planeta, chegamos à conclusão de que existe arte e subjetividade no processo de valuation.
Portanto, não considere qualquer analise como uma verdade absoluta. Inclusive as minhas. Existe espaço para subjetividade em todas as analises, e, portanto, divergências vão sempre existir entre analistas e investidores.
7 Fazer conta vale a pena:
Mesmo com todas as margens para interpretação que existem no processo de valuation, é sempre bom fazer conta.
Ao fazer um valuation, o investidor consegue ver quais atributos criam mais valor aos acionistas.
O que acontece se a empresa aumentar as margens? O que acontece se a empresa conseguir trabalhar com menos estoques? O que acontecesse se a empresa trabalhar com financiamento do BNDES?
Ao estudar valuation você terá uma visão melhor das alavancas de criação de valor ao acionista e assim, saber se a empresa esta trabalhando para maximizar o seu patrimônio.
8 Multidisciplinar
Como premissas são consequência de um trabalho de muita investigação e reflexão, é importante o investidor entender de todas as frentes que possam impactar o negócio.
E existem várias disciplinas que podem ser necessárias para um analise mais profunda: conhecimentos de economia, marketing, gestão, recursos humanos, ente outras.
Para fazer uma conta de valuation, quanto mais conhecimento o investidor possuir de outras disciplinas melhor.
9 Exatidão não Existe
Por mais que matemática seja envolvida no calculo de precificação de um ativo, é importante ter em mente que não existe exatidão envolvida.
O preço que o investidor chegar de resultado através de seus cálculos deve ser considerado mais como um indicador de potencial de preço.
Desta forma, reforço o convite para participar do nosso Curso de Valuation, o qual eu serei o professor.
No momento em que escrevo ainda existe algumas poucas vagas remanescentes.
Se você quer entender como precificar uma ação, você precisa ir.
Se você quer entender quais são as alavancas de criação de riqueza de uma empresa, este curso é feito para você.
O post O que fazer: 9 fatos sobre Valuation apareceu primeiro em Suno.