Pacientes reclamam da falta do medicamento controlado Carbamazepina de 200mg em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Rio Preto. O remédio é usado no tratamento de determinados tipos de crises convulsivas (epilepsias). É também usado no tratamento de algumas doenças neurológicas.
O assistente comercial Roberto Marques, pai de um paciente que faz uso contínuo do medicamento, conta que não consegue encontrar o remédio em lugar nenhum que o filho precisa tomar após uma cirurgia. “Na UBS do Gabriela, a atendente me informou que o produto está em falta; não é um remédio caro, mas compromete o orçamento, só eu trabalho, minha esposa não trabalha. Uma caixa custa em média R$ 10”, relata.
A produção do RP News ligou em algumas UBSs a procura do medicamento, inclusive na UBS do Gabriela, mas não localizou o remédio em lugar algum.
O ex- presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Fernando Araújo, disse que trata-se de um remédio contínuo e que não pode faltar na rede pública de saúde.
De acordo com ele, o medicamento está em falta em toda rede e que a Secretaria de Saúde não está conseguindo comprar. A promessa de solução é para semana que vem. “Vários fatores interferem, falta do produto no mercado, custos além da capacidade orçamentária é mais vontade dos fornecedores. O setor de medicamentos da Secretaria é muito competente. Certamente o problema não está aqui”, afirmou o presidente do CMS, Fernando Araújo.
De acordo com a assessoria de de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, o medicamento foi adquirido, mas houve atraso na entrega. “Temos empenho do medicamento para dois fornecedores. Um deles sinalizou ontem a entrega nos próximos 10 dias. As medidas administrativas para o cumprimento do contrato foram tomadas”, diz a nota.
A pasta informa ainda de que o produto está em falta em todas as farmácias dos serviços municipais, devido ao descumprimento do contrato pelo fornecedor.
As farmácias das 28 UBSs espalhados por Rio Preto atendem somente mediante prescrição médica.
Usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, podem registrar seus elogios, reclamações, informações e sugestões pelo Disque-Saúde 0800-77-17-123.