A Secretaria de Saúde de Rio Preto convocou a imprensa nesta quarta-feira, dia 22, para orientar a população quanto aos atendimentos pediátricos da rede municipal de saúde. O chefe da pediatria do município, Edir Guizilini, e o médico da telemedicina, Marcelo Rubio, participaram do encontro.
De acordo com os profissionais, o aumento do número de atendimentos a crianças neste mês de março é atípico, já que o período de sazonalidade das doenças respiratórias é de abril a junho, meses da estação fria. Hoje, cerca de 50% dos atendimentos em pediatria nas unidades de urgência e emergência são de casos respiratórios leves.
A UPA Norte, localizada no Jardim Antunes, tem enfrentado nos últimos dias, um aumento na procura pelo atendimento pediátrico. Pais relatam que levam em média 3 horas de espera para o filho ser atendido. “O sistema que gerencia a saúde municipal deveria disponibilizar nessa época do ano mais um médico pediatra pra agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera”, diz a diarista Ana Claúdia Brito, de 32 anos.
Dessa forma, a orientação é para os pais e responsáveis de crianças de zero a menores de 12 anos com sintomas leves procurarem as unidades básicas de saúde ou a telemedicina. “A criança que está com tosse, nariz escorrendo, febre baixa, que continua brincando e que está comendo bem pode receber atendimento na telemedicina”, afirma Guizilini.
Já o atendimento presencial é recomendado para a criança com febre alta, que deixa de se alimentar, apresenta falta de ar, está apática, entre outros.
O agendamento na telemedicina é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo telefone gratuito 0800 77 22 123. Os atendimentos são realizados diariamente, das 7h às 22h. Os médicos da telemedicina também podem fornecer o atestado médico para fins escolares. Nas 28 unidades básicas de saúde, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
*Com informações da Prefeitura de Rio Preto