À véspera do Domingo de Páscoa, comerciantes e clientes de Rio Preto movimentam as ruas em busca de itens característicos da data. De última hora, a procura por produtos clássicos da época — como ovos de chocolate, vinhos e peixes — cresce nos estabelecimentos e eleva o ânimo de lojistas.
Na Páscoa, o mercado de vinhos no Brasil ganha vida, com um aumento significativo nas vendas. Os consumidores buscam harmonizar suas refeições festivas com vinhos adequados, impulsionando um crescimento expressivo nas vendas, que podem aumentar em até 30% nesse período. A variedade de vinhos disponíveis e a tradição de presentear contribuem para essa movimentação intensa no mercado vinícola durante a Páscoa.
O empresário Paulo Cursino comenta que esse período da Páscoa é importante para alavancar, além dos seus vinhos famosos que vende na sua Enoteca Cursino, as vendas de vinhos, azeites, ovos de chocolates e colomba pascal. “Como o período pós natal até o carnaval é considerado de entressafra para o setor, a Páscoa é considerada como o momento de retomada das vendas, ou seja, ficamos ansiosos para chegar logo essa época”, explica.
Preços altos
Apesar do nome, o local não se limita à venda de produtos derivados do cacau. Em junho do ano passado, o estabelecimento passou a oferecer vinhos artesanais brasileiros. “Muitas pessoas compram só a bebida, que tem saído bem”, afirma a vendedora Tatiane Duarte.
O objetivo de acrescentar os vinhos ao cardápio dos produtos oferecidos pelo estabelecimento foi complementar a venda dos chocolates. “Às vezes, as pessoas querem presentear mas não só com chocolate. O vinho agrega ao presente, é uma união perfeita. Isso influencia muito nas vendas”, observa Bruno. A bebida vai bem não apenas com chocolates. A funcionária pública Mirella Tonissi, 55 anos, antecipou as compras por telefone na terça-feira, “para não ficar na mão”, e também optou por gastar mais em vinhos. “Achei os preços bem moderados. Além disso, a bebida não pode faltar para acompanhar o bacalhau”, conta.