A Prefeitura de Rio Preto inaugurou nesta segunda-feira, dia 27 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Eduardo Silva Araújo, localizada no bairro Solidariedade.
O investimento para construção da unidade foi de R$ 2,5 milhões com recursos provenientes do governo estadual e contrapartida municipal. A UBS tem terreno de 4.700m2 e 710m2 de área construída, que contempla: dez consultórios, salas de procedimento, curativo, coleta, vacina, inalação, farmácia, medicação, sala de agentes de saúde/reunião e demais salas administrativas. A unidade é climatizada, conta com gerador de energia próprio e segue todas as normas de acessibilidade.
“Nós celebramos hoje o progresso, o desenvolvimento da nossa cidade, da infraestrutura, da saúde, e, além disso, estamos aqui para homenagear uma pessoa que deixou um legado para nossa cidade, um homem que dedicou sua vida à medicina. Hoje, estamos aqui homenageando o doutor Eduardo, que foi uma pessoa maravilhosa”, destacou o prefeito Edinho Araújo.
Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas – inclusive pediátricas e ginecológicas – consultas de odontologia, enfermagem, farmácia e multidisciplinar; e também grupos de atividades físicas, nutrição e Grupo de Interconsulta Psiquiátrica (GIP).
A unidade tem 55 funcionários, que atendem moradores dos 20 bairros adjacentes, totalizando 25 mil atendimentos mensais.
Homenageado
Nascido em Aiuruoca, sul de Minas Gerais, em 18 de agosto de 1917, dr. Eduardo Silva Araújo cursou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Formou-se em 8 de dezembro de 1940.
Durante o curso médico, exerceu por quatro anos o cargo de interno do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais e, por dois anos, o de interno da Maternidade Ilda Brandão da Santa Casa de Belo Horizonte.
Após sua formatura, clinicou por dois anos em sua terra natal, onde exerceu a função de diretor clínico da Santa Casa, tendo exercido também o cargo de inspetor estadual do Colégio Santa Edwiges. De Aiuruoca, foi transferido para São José do Rio Preto, em janeiro de 1943, onde clinicou por mais de 40 anos.
Em outubro de 1990, foi agraciado com o diploma de honra ao mérito pela Associação Médica de Minas Gerais, por haver completado 50 anos de exercício profissional.
Foi casado com Célia Coelho Silva Araújo, com quem conviveu por mais de 50 anos. Tiveram três filhos: Eduardo Frederico, Alda Maria e Regina Célia; 8 netos: Kátia, Adriana, Silvinho, Lara, André, Marcelo, Mário e Tatiana; e tiveram o privilégio de conhecer um bisneto: Felipe, dos 13 que viriam a ter. Faleceu viúvo em 16 de dezembro de 2000.
Serviço:
UBS Solidariedade / São José do Rio Preto I / Jardim Felicidade “Dr. Eduardo da Silva Araujo”
Endereço: Rua Adrielle Caroline Amaral, 350 – Parque Residencial da Solidariedade
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
*Com informações da Prefeitura de Rio Preto