PUBLICIDADE

Procon e Vigilância Sanitária deflagram a operação “Alerta Etílico” em Rio Preto

Teste Compartilhamento

Agentes de fiscalização do Procon e da Vigilância Sanitária de Rio Preto participaram nesta terça-feira, dia 7, da operação “Alerta Etílico”, coordenada pela Polícia Civil, para verificar possíveis irregularidades em bebidas comercializadas na cidade.

A ação contou ainda com o apoio da Receita Federal e da Receita Estadual. Um dos locais vistoriados também foi inspecionado pela Polícia Federal, que realizou uma operação paralela.

De caráter preventivo, a operação busca reunir informações que permitam rastrear a origem de bebidas contaminadas caso algum caso de intoxicação por metanol seja registrado — até o momento, não há ocorrências desse tipo em Rio Preto. 

Durante a fiscalização, cada órgão atuou dentro de suas atribuições e o trabalho não se restringiu apenas a bebidas alcoólicas, abrangendo também outros produtos. O Procon verificou itens relacionados às relações de consumo e encontrou produtos vencidos e outros sem a correta identificação de preços. Os fiscais lavraram auto de infração, e a multa será definida pelo Procon-SP, conforme o faturamento do estabelecimento.

“O Procon recebeu o convite da Polícia Civil para participar dessa operação sobre bebidas e, dentro das nossas atribuições, encontramos irregularidades. É uma ação importante de prevenção e proteção ao consumidor”, afirma o diretor do Procon Rio Preto, Fernando Papa.

A Vigilância Sanitária Municipal também lavrou autos de infração ao encontrar itens vencidos e gêneros alimentícios sem procedência informada. Cerca de 80 quilos de carnes e derivados embalados sem registro, data de fabricação ou validade foram inutilizados no local, com o acompanhamento dos fiscais e de responsáveis pelo estabelecimento, conforme determina a legislação sanitária. Também foram apreendidas cerca de 200 garrafas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, por estarem com o prazo de validade vencido.

De acordo com a Polícia Civil, a operação “Alerta Etílico” foi deflagrada simultaneamente em várias cidades do Estado de São Paulo e deve continuar nos próximos dias, com o objetivo de prevenir riscos à saúde e combater o comércio irregular de bebidas.

*Com informações da Prefeitura de Rio Preto

Fotos: Ivan Feitosa/SCMS

Leia mais

PUBLICIDADE