A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) ultrapassou a marca de um milhão de inscritos, totalizando 1.086.914 candidatos. O exame, agendado para o dia 26, tem como objetivo auxiliar estados e municípios na seleção de professores para suas respectivas redes de ensino.
De acordo com dados, a área de Pedagogia concentra a maioria das inscrições, representando 51,58% do total, com 560.576 candidatos. Em seguida, destacam-se os inscritos para a área de Letras – Português, com 73.187 inscrições, Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).
A prova, apelidada de “Enem dos Professores” ou “CNU dos Professores”, avaliará 17 áreas da licenciatura, abrangendo desde artes visuais e ciências biológicas até física, história, letras (inglês e português), matemática, música, pedagogia e química.
A PND é destinada a dois públicos: alunos que estão concluindo cursos de licenciatura em 2025 e já estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, e profissionais já formados em cursos de licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos nas redes públicas de ensino. Para os estudantes em fase de conclusão do curso, a participação no Enade é um requisito para a obtenção do diploma.
Até o momento, 1.508 municípios de 22 estados confirmaram que utilizarão os resultados da prova como uma etapa de admissão para o magistério público.
O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, com 253.895, seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). A prova será aplicada em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal.
A Prova Nacional Docente será dividida em duas partes: formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente, e componente específico, com 50 questões de múltipla escolha focadas no conteúdo de cada uma das 17 áreas da licenciatura.
No dia da prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação do exame terá início às 13h30 e término previsto para as 19h.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br