Instituições de ensino superior têm até o dia 11 de dezembro para registrar a presença de seus alunos na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O prazo, que começou na última quinta-feira (23), é crucial para a validação da participação dos estudantes no exame.
O registro é de responsabilidade exclusiva do coordenador do curso de medicina, que deverá acessar o Sistema Enade utilizando o login e senha do Gov.br. A medida visa garantir a precisão dos dados referentes à participação dos estudantes concluintes de medicina no exame, que é obrigatório.
A prova do Enamed 2025 foi aplicada no último domingo em 225 cidades distribuídas nas 27 unidades da federação. Mais de 96,6 mil inscritos confirmados foram convocados para o exame, que teve um índice de presença de 92%, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes tiveram cinco horas para responder a 100 questões de múltipla escolha.
A versão preliminar do gabarito da prova objetiva, assim como os cadernos de prova, foram disponibilizados pelo Inep nesta quarta-feira (22). O período para interpor recursos ao gabarito preliminar se estende até a próxima segunda-feira (27). O resultado final das provas será divulgado no dia 5 de dezembro.
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, realizado anualmente, tem como objetivo avaliar a formação médica no Brasil. Além dos estudantes de medicina que concluirão a graduação em 2025, médicos já formados que desejam utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare) também participaram do exame.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br