Um estudo inédito revelou que a relação entre professores e alunos tem um impacto significativo no desenvolvimento de um propósito de vida para os estudantes. A pesquisa, conduzida pelo Instituto Ânima em colaboração com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), analisou 500 mil respostas de profissionais da educação e alunos das redes públicas de ensino de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo.
O levantamento, realizado em três fases entre 2023 e o ano passado, indica que estudantes que se sentem à vontade para construir uma relação de confiança com seus professores apresentam melhores indicadores de propósito de vida. O estudo destaca que jovens que podem contar com seus professores para compartilhar seus sentimentos demonstram um propósito de vida, em média, 16% maior em comparação com aqueles que não possuem essa abertura. O apoio familiar também se mostrou crucial, elevando essa média em 20% entre os estudantes que se sentem à vontade para conversar com seus familiares.
A pesquisa, intitulada Avaliação Diagnóstica: Pesquisa com Professores e Estudantes sobre Projeto de Vida, Saúde Mental, Clima Escolar e Competências Socioemocionais, investigou a saúde mental dos alunos e sua relação com o propósito de vida. Os resultados apontam que estudantes com a mesma condição de saúde mental, mas que se sentem à vontade para contar com o professor, apresentam um propósito de vida até 30% maior.
O estudo também identificou fatores de risco à saúde mental dos estudantes dentro e fora da escola, como a pressão dos estudos (29%), bullying (26%), pressão por padrões de beleza (24%), dificuldades financeiras familiares (21%), solidão (16%) e a influência de comportamentos vistos nas redes sociais (13%).
Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida, as competências socioemocionais lideram com 54,9%, seguidas pela qualidade da relação com o professor (14,7%), saúde mental (14,5%), apoio da família (11%) e características individuais (4,7%).
A pesquisa avaliou também os educadores, focando em sua atuação e propósito no trabalho. Os elementos que mais influenciam o propósito e o engajamento dos professores são a saúde mental e a autoeficácia.
O Instituto Ânima oferece cursos de pós-graduação e extensão em educação socioemocional para profissionais da educação, buscando fortalecer a relação entre professores e alunos. A instituição também distribui gratuitamente o jogo Conexões que Cuidam, um material que visa estimular o autoconhecimento e a autorregulação de alunos do ensino fundamental e médio.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br