PUBLICIDADE

Rio Preto recebe serviço gratuito de empréstimo de guarda-chuvas no Centro

Teste Compartilhamento

Quem passar pelo Centro Rio Preto em dias de sol forte ou chuva inesperada contará com uma solução prática, gratuita e sustentável: o serviço de empréstimo de guarda-chuvas. A nova solução de mobilidade urbana é fruto de uma parceria entre a Acirp, Viva o Centro e Sincomércio, que viabilizaram a instalação de três máquinas de autoatendimento em pontos estratégicos da região central.

O serviço já está disponível e pode ser utilizado por qualquer pessoa que baixe gratuitamente o aplicativo da Rentbrella, tanto para Android, quanto para iOS. As instruções completas para download estão disponíveis nas três máquinas.

São 300 guarda-chuvas disponíveis para retirada gratuita por até 24 horas. As máquinas estão instaladas na Estação Rodoviária Governador Laudo Natel, no Praça Shopping (entrada pela Rua General Glicério) e no Terminal Urbano Professor Manoel Antunes. A iniciativa busca não apenas facilitar a vida de quem circula pelo Centro, mas também promover práticas sustentáveis e reforçar o compromisso das instituições com a mobilidade urbana inteligente.

As primeiras 24 horas são sempre gratuitas. Após esse período, há uma cobrança de R$ 2,00 por dia de uso adicional. Se o item não for devolvido após três dias úteis, é aplicado o valor de R$ 44,00, e o usuário passa a ser o proprietário do guarda-chuva.

A retirada e a devolução são feitas de forma simples, por meio do aplicativo da Rentbrella, em um processo que leva menos de um minuto. Para facilitar ainda mais, a retirada e a devolução do guarda-chuva podem ser feitas em máquinas diferentes, de acordo com a conveniência do usuário. Ou seja, é possível retirar em um ponto e devolver em outro, conforme o local mais próximo no momento.

Os guarda-chuvas, fabricados pela empresa Rentbrella, são produzidos com tecido feito a partir de garrafas PET recicladas e, mais do que conveniência, o projeto carrega um propósito socioambiental: ao final da vida útil, seus materiais são reaproveitados na confecção de itens como ecobags e estojos, que são doados a instituições filantrópicas. Além da proteção contra a chuva, os guarda-chuvas contam com tecnologia de bloqueio UV, o que permite o uso também em dias de sol, ampliando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

“A inovação que chega ao Centro de Rio Preto mostra como a cidade está cada vez mais conectada com as tendências globais. É uma ação simples, mas que transforma a experiência urbana e dá mais conforto e praticidade para todos que circulam por aqui. Essa parceria é um símbolo de inovação urbana. Ao mesmo tempo em que resolvemos uma dor prática do dia a dia, contribuímos com a economia circular, o reaproveitamento de materiais e a reinserção social. É uma iniciativa que gera valor em diferentes camadas para a cidade”, afirma Jean Daher, presidente da Acirp.

A ação também está alinhada ao propósito de cuidado com a população que utiliza o Centro como ponto de passagem ou destino de compras, lazer e serviços. “Queremos oferecer acolhimento e funcionalidade para quem vive e trabalha no Centro. Um gesto como esse demonstra que é possível pensar em soluções que geram bem-estar no dia a dia. A proposta é oferecer uma solução inteligente e acessível, que esteja presente na rotina da população e contribua com o desenvolvimento sustentável do Centro da cidade”, destaca Agnaldo Pedroni, presidente da associação Viva o Centro.

Do ponto de vista ambiental, a iniciativa reforça o compromisso das entidades com a sustentabilidade. “Cada guarda-chuva carrega uma história de reaproveitamento e responsabilidade ambiental. É uma solução que une tecnologia e consciência ecológica, algo cada vez mais indispensável nas ações urbanas”, completa Ricardo Arroyo, presidente do Sincomércio.

“Acreditamos que tecnologia e sustentabilidade caminham juntas para transformar o cotidiano das pessoas. Com Rentbrella, tornamos o simples ato de se proteger da chuva parte de um movimento maior por cidades mais inteligentes, conectadas e humanas”, destaca Freddy Marcos, cofundador da Rentbrella.

A ação reforça o compromisso das entidades envolvidas com modelos de cidade mais inteligentes, conectadas com os princípios da economia circular, ao integrar tecnologia, meio ambiente e impacto social em uma única solução. O sistema também conta com monitoramento contínuo, reposição dos guarda-chuvas e comunicação visual acessível e inclusiva para todos os perfis de usuários.

Fonte: Acirp de Rio Preto

Leia mais

PUBLICIDADE