O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (MDB) sancionou nesta sexta-feira, 22, a Lei nº 14.547, que institui o Programa Rio Preto Unida contra o Aedes aegypti, cujo objetivo é intensificar o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, por meio das visitas domiciliares dos agentes de saúde aos sábados.
A campanha começa neste sábado, 23, nas áreas do Estoril, Eldorado, Santo Antônio, Vila Elvira e Vila Mayor.
Os agentes de saúde estarão nas ruas da cidade durante oito sábados para realizar o controle e bloqueio de criadouros, por meio das visitas domiciliares. “Nós vamos intensificar o trabalho que já é realizado de segunda a sexta-feira, procurando visitar os lares que ficam fechados no horário comercial”, explicou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.
O mutirão aos sábados será realizado das 8h às 14h. A estimativa é de que cada agente de saúde vistorie 25 imóveis em cada etapa. “Além de vistoriar as residências e, eventualmente, eliminar criadouros, o agente de saúde também vai orientar os munícipes quanto aos cuidados dentro das residências para evitar novas infestações”, completou.
A adesão dos agentes de saúde na campanha é voluntária e prevê um pagamento de R$ 120 por etapa, com recursos do Fundo Nacional de Saúde. Durante as visitas, todos os profissionais estarão uniformizados e com crachá de identificação.
Em 2023, 59,2 mil imóveis foram visitados durante a campanha.
Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação
Foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto