O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto começa, nesta quinta-feira (29/2), o desassoreamento no Lago 1 da Represa Municipal. Será retirada a quantidade de 16,5 mil toneladas de sedimentos. O material escavado será descartado em aterro sanitário, no município de Onda Verde, sendo necessárias 850 viagens de caminhão. O prazo previsto para concluir os trabalhos é de 60 dias, estando em conformidade com o prazo estipulado em contrato.
“As atividades desenvolvidas no Lago 1 terão um tempo menor em relação ao Lago 2, uma vez que há menos material para remover. A análise prévia revelou que no Lago 1 possui um total aproximado de 16,5 mil toneladas de material sedimentar, equivalendo a um volume de 11 mil metros cúbicos. Ao finalizarmos os trabalhos nos lagos da Represa Municipal, vamos entregar à comunidade um dos cartões-postais de Rio Preto ainda mais bonito”, declarou a diretora de Planejamento e Obras do Semae, Jaqueline Reis.
No último sábado, 24/2, a autarquia finalizou o desassoreamento no Lago 2. Foram retiradas 44.717,36 toneladas de sedimentos, correspondendo a um volume de 29.961,81 metros cúbicos. As escavações subaquáticas se concentraram em quatro pontos de acúmulo de material assoreado, sendo o último próximo à passarela. Ali, foram removidas 7,5 mil toneladas de sedimentos.
Para o maquinário fazer a remoção do material acumulado, foi preciso interditar a passarela da Represa Municipal. Até o final deste semestre, o Semae fará a revitalização da passarela. Será colocado um novo madeiramento em toda a extensão, além de ser feita a pintura no corrimão a fim de manter as condições originais da estrutura. O novo material tem durabilidade de 30 anos.
Córrego dos Macacos
No Córrego dos Macacos, início está previsto para a primeira quinzena de março. Serão removidas 41 mil toneladas. O material extraído, depois de passar por leito de secagem, vai para a área de “bota-fora”, localizada na avenida Paulo de Oliveira e Silva, a 400 metros da obra.
Plantio de árvores
Concluída a obra no Córrego dos Macacos, a Prefeitura fará um plantio de 14.682 mudas de espécies nativas, sendo ela responsável pela administração e manutenção da recomposição da vegetação ciliar.
Texto: Tarciso Amorim/Semae
Fotos: Divulgação/Semae