PUBLICIDADE

Sesc Rio Preto discute alimentação adequada e saudável na 9ª edição do Experimenta

Teste Compartilhamento

Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Sesc Rio Preto recebe a 9ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto anual que potencializa as celebrações em torno de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

A ação propõe uma abordagem da cultura alimentar a partir de uma perspectiva transdisciplinar, tratando o comer como uma prática para além da ingestão de nutrientes, dialogando com o Guia Alimentar para a População Brasileira e com diversos campos do conhecimento e integrando aspectos como saúde, meio ambiente, temas socioeconômicos e outros desafios contemporâneos.

A edição de 2025 convida para uma reflexão sobre como escolhas conscientes podem abrir caminhos para um sistema alimentar mais saudável e sustentável, fortalecendo práticas comunitárias que impactam positivamente o ambiente e a sociedade.

Entre elas, destacam-se opções como consumir alimentos da estação, produzidos localmente e fornecidos por feirantes e agricultores familiares. Nesse sentido, a cozinha também aparece como um espaço de transformação, fortalecendo a autonomia nas escolhas, através do preparo coletivo das refeições, com a divisão das tarefas e o cuidado com a redução do desperdício. Essas práticas estão diretamente ligadas à construção de uma alimentação mais responsável com o planeta.

“A alimentação concentra dilemas contemporâneos, como a padronização dos hábitos, o avanço de doenças associadas ao consumo de ultraprocessados, os conflitos ético-políticos em torno do acesso ao alimento e as urgências relacionadas à sustentabilidade dos sistemas de produção. Reconhecer o vínculo entre esse campo e a conservação dos ecossistemas colabora com a transformação social e com a dignidade humana no presente e no futuro”, afirma Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “É com base nessa compreensão que se consolida o projeto, que em sua nona edição busca fomentar culturas alimentares saudáveis, sustentáveis e significativas, entendendo o comer como força estruturante de modos de vida, vínculos comunitários e cuidado com o planeta.”

A programação inclui oficina culinária, bate-papo, feira e intervenção sobre alimentação, ofertando um conjunto de atividades que identificam a alimentação como elemento central para a promoção da saúde individual e coletiva. Essas atividades também estimulam formas mais sensíveis e reflexivas de interação com o ambiente, fortalecendo vínculos com o território, os alimentos e os saberes locais. Essas diretrizes se concretizam por meio dos sete eixos norteadores do projeto: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; Conexão comida.

Dia Mundial da Alimentação | 16 de outubro – Destaques da programação

Criado em 1981, e marcando o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, o que envolve uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. Desde então, a data pode ser considerada uma ação coletiva anual em 150 países.

No dia 15 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc Rio Preto propõe o bate-papo “Plantar, Colher e Comer – Os Saberes para uma Vida Saudável”, Com Gilmar Mauro, Produtor Rural da Cooperativa Terra e Liberdade e José Carlos, nutricionista. Será um espaço de troca e diálogo sobre agroecologia, justiça social e alimentação como direito humano. Nos dias 17 e 18 de outubro, o público terá a oportunidade de vivenciar a “Feira Agroecológica”, com agricultores da região e uma variedade de alimentos produzidos sem veneno e com muito cuidado a partir das 14h e 10h, respectivamente. Ainda nos dias 17 e 18, às 14h, a oficina “Microverdes: A Horta de Bolso”, com a Casa da horta, a oficina propõe a descoberta do universo dos microverdes, pequenos vegetais cheios de sabor e poder nutricional, e aprender como cultivá-los de forma simples.

E somente no dia 18, a intervenção “Tocameterra”, com a Cia GAL (Grupo de apoio à Loucura). Inspirada na canção “Cio da Terra”, a atividade propõe uma vivência poética em torno do ciclo do alimento, da escuta da terra e dos gestos de cuidado que sustentam a vida.

Alimentação no Sesc

Com uma atuação educativa permanente no campo da alimentação, as unidades do Sesc São Paulo realizam ações programáticas ao longo de todo ano, como oficinas, rodas de conversa, vivências, feiras, entre outros. Entre essas realizações destaca-se o projeto Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, que convida as pessoas a conhecerem o universo da comida e suas interfaces associadas à saúde, cultura e sustentabilidade.  

As unidades também contam com as Comedorias, como são denominados os restaurantes, cafeterias e lanchonetes do Sesc SP, espaços acolhedores de convivência que promovem ações socioeducativas e comensalidade, estimulam práticas saudáveis e oferecem refeições equilibradas, saborosas e acessíveis. 

Desde 1994, o programa Sesc Mesa Brasil, atua no combate à fome e ao desperdício, conectando empresas doadoras e instituições sociais. Todos os dias caminhões coletam doações e entregam alimentos que complementam refeições servidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Confira aqui a programação completa

Leia mais

PUBLICIDADE