Em uma noite de gala, marcada por apresentações musicais e artísticas que emocionaram o público, mais de 600 pessoas iniciaram uma grande corrente do bem em prol das crianças vítimas de câncer, atendidas no complexo hospitalar da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme).
A celebração deste propósito solidário aconteceu durante o 2º Jantar Solidário Pela Vida, na noite desta quarta-feira (27), com o anúncio pela Diretoria da Fundação da construção do Centro de Oncologia Infantil do HCM – Hospital da Criança e Maternidade.
O 2º Jantar Solidário Pela Vida foi a primeira iniciativa Funfarme visando arrecadar recursos junto à sociedade a serem direcionados à construção da desta nova unidade oncológica do HCM e à aquisição de equipamentos avançados, proporcionando uma estrutura de ponta para o atendimento de pacientes do SUS.
O anúncio pela Diretoria acontece na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, lembrado todo dia 23 de novembro.
“Sabemos que o câncer infantil é uma das maiores causas de mortalidade em crianças no Brasil. E o HCM possui as tecnologias mais inovadoras para o tratamento de todos os tipos de cânceres infantis, sejam eles de caráter hematológico (leucemias) ou de tumores sólidos. Porém, cuidar das nossas crianças exige mais do que tecnologia, exige humanidade”, afirma Dr. Jorge Fares.
Organizado pelo setor de Alianças Estratégicas da Funfarme, o 2º Jantar Solidário Pela Vida contou com apoio de 60 empresas e empresários da região, além de shows beneficentes das consagradas duplas sertanejas Bruno & Marrone e Fiduma & Jeca. A noite iniciou com apresentação do violoncelista Abner Tofanelli, sucedido pelo cantor sertanejo Ruan, preparando os convidados para as atrações principais.
Para a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, este foi o momento de celebrar a solidariedade que transforma tantas vidas. “Nós agradecemos, de coração, a todos que acreditam no nosso trabalho e nos ajudam a proporcionar a melhoria contínua dos serviços prestados pelos hospitais do Complexo Funfarme, garantindo acesso a tratamentos de saúde de excelência para pacientes do SUS”, afirmou. O complexo é referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios da região.
Centro de Oncologia Infantil do HCM
Os recursos que começam a ser obtidos junto à sociedade, a partir do Jantar Solidário, serão direcionados à construção e aquisição de equipamentos avançados do Centro de Oncologia Infantil do HCM, proporcionando uma estrutura de ponta para o atendimento de pacientes do SUS. Segundo o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, as crianças precisam de abordagens e infraestruturas especializadas. “Um centro dedicado garante o ambiente ideal, equipado para tratar e apoiar as crianças e suas famílias”, completa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados por ano. O HCM realizou 3.764 atendimentos oncopediátricos (entre consultas, internações e quimioterapias), além de 12 transplantes de medula óssea pediátrico, nos primeiros sete meses deste ano.
Atualmente, o setor de Oncologia Infantil do HCM possui dois equipamentos de última geração e alta tecnologia: um Acelerador Linear Trilogy STX, que pode tratar a maior parte dos tumores com indicações de radioterapia, podendo realizar a radioterapia 3D, de intensidade modulada do feixe, guiada por imagem e radiocirurgia; e um equipamento de Braquiterapia.
Além disso, a equipe é composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, nutricionistas, enfermagem, médicos clínicos e cirurgiões especializados. Além de ser reconhecido pela excelência prestada no atendimento em 62 especialidades, o hospital é referência direta para 102 municípios que abrangem uma população de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas da região do Departamento Regional de Saúde (DRS-15), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
“Em agosto deste ano, o setor de Oncologia Pediátrica do HCM recebeu o maior nível de avaliação dos hospitais parceiros do Instituto Ronald McDonald, que atua há 25 anos na promoção da saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, com o objetivo de aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil no Brasil. Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho”, afirma o diretor administrativo do HCM, Dr. Antônio Soares.
Na ocasião, a responsável pelo Programa de Atenção Integral do Instituto Ronald McDonald, Paula de Carvalho Neves, explicou que a classificação usa três níveis de avaliação e o HCM está no maior nível, junto a outras instituições muito importantes do país.
“Trabalhar com oncologia não é apenas preparar uma quimioterapia, é transformar uma vida. E essa grande corrente do bem nos dá sustento para continuarmos a levar essa medicina de qualidade e excelência”, destaca Dr. Jorge Fares.
HCM – Hospital da Criança e Maternidade
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) é um dos principais centros especializados em pediatria e em obstetrícia no Estado de São Paulo. Também é referência nacional em cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, gestação de alto risco e medicina de alta complexidade. O hospital reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 85% do total.
Hospital de Base, o maior produtor SUS do Brasil
Um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Brasil e instituição de saúde que mais presta atendimentos ao SUS no Brasil, o Hospital de Base de Rio Preto, de São José do Rio Preto (SP), é referência para o atendimento de mais de 1,5 milhão de habitantes dos 102 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15).
Funfarme – maior complexo hospitalar do interior paulista
A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro, a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Também estende sua atuação na gestão de outras unidades, incluindo a unidade Lucy Montoro e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e unidades de teleatendimento e consultorias remotas.
A Funfarme de Rio Preto é referência em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea pediátrico e de adulto, obstetrícia e cirurgias gerais de crianças, em especial, oncológicas e cardíacas. Um de seus centros de saúde, o Hospital de Base de Rio Preto é hospital escola da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação