Suspeito de matar idoso no Jardim Conceição ficou 13 anos preso, diz delegado

Por

O principal suspeito de matar o idoso Alcides João Antônio, de 89 anos, encontrado com sinais de espancamento em um imóvel no bairro Jardim Conceição, em São José do Rio Preto (SP), interior de SP, na noite de segunda-feira (12), deixou o sistema penitenciário em fevereiro de 2023.

Segundo o delegado Paulo Buchala Junior, da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DEIC), o homem possui diversas passagens por furto e cumpriu 13 anos de pena.

Alcides foi encontrado morto com os pés amarrados por um lençol, as mãos presas por um cinto e uma colcha ao redor do pescoço. Ele também teve o carro e pertences roubados.

suspeito de participar do latrocínio foi preso na manhã de terça-feira (13), após se esconder em uma tubulação de água da avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto.

De acordo com o delegado Paulo Buchala Junior, o homem era vizinho do idoso achado morto com sinais de espancamento. Ambos moravam em uma espécie de cortiço.

“Recebemos a informação de que um dos moradores era usuário de drogas. Começamos a fazer diligências e caiu uma ocorrência de roubo de moto para a Polícia Militar. O suspeito tinha as mesmas características do usuário de drogas. Nós fomos atrás da pessoa, da moto e do carro, mas não conseguimos localizá-los”, disse.

Na manhã de terça-feira, as equipes da Divisão Especializada em Investigações Criminais receberam a informação de que o homem suspeito de matar o idoso estava no cortiço. Ao chegar ao endereço, os policiais presenciaram o momento em que o rapaz correu em direção à avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto e se jogou na tubulação de água.

Conforme o delegado Paulo Buchala Junior, o homem foi levado à delegacia somente após familiares dele serem chamados para ajudar na negociação.

“Em relação ao latrocínio, o suspeito nega, mas vou representar pela prisão temporária, porque existem elementos que indicam a participação. Fiquei muito chocado. Foi uma das piores cenas que já vi, principalmente pela gravidade e monstruosidade. Já em relação ao roubo da moto, o suspeito confessou”, afirmou.

O crime ainda segue em investigação. O veículo e os pertences roubados do idoso não foram localizados. A causa da morte da vítima será apontada por exame necroscópico.

*Com informações do G1