A cerimônia de abertura dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), edição de número 25, acontece nesta terça-feira (5), a partir das 15h, no Teatro Paulo Moura, às margens da Represa Municipal, em Rio Preto. O evento terá desfile das delegações, acendimento de pira olímpica, juramento dos atletas, presença de autoridades, além das apresentações da coreografia, com 16 equipes, logo após a solenidade.
O evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria e Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e o Fundo Social de Solidariedade, é a principal competição esportiva voltada para a terceira idade. Os jogos ocorrem de 3 a 9 de setembro, com 183 cidades participantes e 2,6 mil pessoas, entre atletas e comissão técnica, que irão disputar 14 categorias – atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
“Uma alegria receber em Rio Preto mais uma competição como esta. A cidade vem se preparando para realizar os mais variados eventos esportivos, sempre valorizando nossos atletas. A expectativa é muito positiva para a edição 2023, realizada na nossa casa. São 138 competidores de Rio Preto, disputando as 14 categorias. Desejo boa sorte aos nossos atletas e deixo meu abraço aos competidores das 183 cidades que nos visitam”, disse o secretário de Esportes Fábio Marcondes.
Os atletas ficarão alojados em 25 escolas municipais, com refeições concentradas em seis unidades. Já a equipe de arbitragem terá refeição servida na escola Francisco Felipe Caputo, no Distrito Industrial.
A primeira competição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) será a coreografia, que se destaca pela variedade de cores, trajes característicos e grandes performances. A competição de coreografia dos Jomi 2023 deve chamar a atenção do público e dos jurados. A modalidade será disputada no Ginásio 19 de Março, às 17h, logo após a solenidade de abertura.
A prova é dividida em duas categorias: A e B, sendo a categoria A voltada a atletas de 60 a 69 anos. Já a categoria B é direcionada a equipes com obrigatoriedade de ter, pelo menos, três atletas com idade superior a 70 anos. Serão 23 cidades na disputa, sendo sete municípios pela categoria A e 16 pela categoria B.
Para o segundo dia de competição, serão realizadas provas de bocha, buraco nas categorias feminina e masculina, dominó feminino e masculino, damas feminino e masculino, dança de salão, tênis feminino e masculino, malha, truco, natação feminino e masculino, xadrez feminino e masculino, tênis de mesa feminino e masculino e vôlei adaptado feminino e masculino.
Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação