Tratamento dos rins feito em casa é tema de encontro no Hospital de Base de Rio Preto

Por

O Hospital de Base (HB) de Rio Preto realizou hoje, dia 13 de novembro, o VII Encontro de pacientes e cuidadores de Diálise Peritoneal, com objetivo de promover a educação em saúde, integração entre pacientes e cuidadores com a equipe médica multidisciplinar. Atualmente, o HB tem o segundo maior centro de atendimento de pacientes em diálise peritoneal do Estado de São Paulo.

A diálise peritoneal é uma modalidade de tratamento para pacientes portadores de insuficiência renal crônica com necessidade de terapia renal substitutiva, quando os rins não exercem mais sua função. O tratamento é realizado em casa, pelo próprio paciente ou cuidador, conectando-se a uma máquina que faz o processo, oferecendo maior qualidade de vida aos pacientes, que podem fazer o tratamento enquanto dormem, por exemplo.

Conforme explica a coordenadora do serviço de diálise peritoneal do HB, Lucimara Ferreira, esse tratamento é uma alternativa que beneficia muito o paciente. “Hoje em dia o método da diálise peritoneal avançou muito e é possível que esse paciente, que tem autonomia, se trate no conforto da sua casa. Assim, ele diminui os riscos de infecções, evita o deslocamento três vezes por semana ao hospital e ganha liberdade até de viajar caso seja bem planejado. E tudo isso pelo SUS”, disse.

Diálise peritoneal no HB


Em 2016 houve uma reestruturação do serviço de nefrologia com início do ambulatório de diálise peritoneal com acolhimento e orientação junto a equipe multidisciplinar para os pacientes ambulatoriais e internados. Hoje o setor possui 81 pacientes em diálise peritoneal e as principais doenças que causam insuficiência renal crônica dos pacientes atendidos pelo HB são diabetes (50%), seguido por hipertensão (32,5%) e outras causas (17,5%).

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação