O campus do Ibilce/Unesp abriga, nesta quinta-feira (4/4), das 19h às 20h30, a primeira de uma série de palestras que antecedem o lançamento do documentário “Lei Áurea”, projeto que propõe uma reflexão sobre o racismo historicamente estruturado na sociedade brasileira a partir do depoimento de afrodescendentes de São José do Rio Preto.
A palestra, aberta para toda a comunidade, será ministrada pela artista e ativista Lila Santiago e pelo professor, escritor e pesquisador Vladimir Miguel Rodrigues, responsável pelo roteiro do documentário, que tem direção do artista visual João Polizelli. A produção foi viabilizada pelo fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Na palestra, Lila e Rodrigues compartilham questões que motivaram a realização da produção audiovisual, sobretudo, a “abolição incompleta” proporcionada pela histórica Lei Áurea (1988), que, mesmo depois de mais de 130 anos, não foi suficiente para eliminar a desigualdade entre negros e brancos na sociedade brasileira.
Segundo o diretor do documentário “Lei Áurea”, as palestras ainda serão realizadas em diversas instituições de ensino de São José do Rio Preto. Além delas, também será produzido um artigo sobre o tema tratado pelo filme, que terá distribuição em escolas públicas e particulares da cidade e região.
Com previsão de lançamento para o segundo semestre, “Lei Áurea” é um média-metragem com depoimentos de afrodescendentes de diferentes gerações que residem em São José do Rio Preto e atuam em diversas áreas do conhecimento. Entre eles estão o professor e ativista do movimento negro Manoel Messias, a atriz e arte educadora Beta Cunha, o artista e ativista Lucas Horas, as educadoras e pesquisadoras Juliana Costa e Luana Passos e o ativista Darok Viana, atual presidente do Conselho Municipal Afro.
Segundo Polizelli, alguns dos entrevistados também participarão de algumas das palestras que serão realizadas por Lila e Rodrigues, propondo uma discussão em torno de temas relacionados ao racismo que ainda são caros para a sociedade brasileira. Após seu lançamento, o documentário “Lei Áurea” será inscrito em festivais de cinema do Brasil e do exterior.
Serviço:
Palestra ‘Lei Áurea’, com Lila Santiago e Vladimir Miguel Rodrigues
Dia 4/4 (quinta-feira), das 19h às 30h30
Ibilce/Unesp – Auditório A (Rua Cristóvão Colombo, 2265)