Unidades de saúde promovem atividades físicas no Dia Mundial da Obesidade

Por

A Organização Mundial da Saúde (OMS) — adotou o dia 4 de março como o Dia Mundial da Obesidade. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de combater essa condição. Em Rio Preto, a data foi lembrada pelas equipes das unidades básicas de saúde com a realização de atividades físicas em grupo.

“Sabemos que hoje o uso de aparelhos eletrônicos dão lugar à atividade física e isso vem causando um dano motor, talvez irreversível. Por isso, buscamos elaborar atividades, principalmente com a criança e com o adolescente, com jogos, brincadeiras e ações sempre voltadas para a interação entre eles, o que tem dado muito certo”, disse o educador físico Neemias Bonfim de Macedo.

Nesta segunda-feira, além das atividades realizadas nas UBSs, o educador físico também esteve na escola municipal Roberto Jorge, no bairro Gonzaga de Campos, onde os estudantes de 10 e 11 anos realizaram exercícios em grupo e bateram papo sobre o assunto.

Em Rio Preto, de acordo com a Secretaria de Saúde, 26,51% da população adulta sofre com obesidade. Essa taxa é um pouco maior entre gestantes: 26,63%. Já entre adolescentes, a taxa de obesidade é de 11,28%, enquanto entre crianças de 5 a 10 anos, a taxa é de 16,90%. 

“A obesidade é um problema de saúde pública. Os números são crescentes a cada ano, sendo muito notórios, inclusive, após a pandemia, e não só em Rio Preto, mas no Brasil e em todo o mundo”, disse a nutricionista da Secretaria de Saúde, Andrea Gonçalves Paes.

Para diagnosticar e oferecer tratamento para a obesidade, as unidades básicas de saúde oferecem atendimento médico e com nutricionistas, além de grupos de educação alimentar. “Este ano, a meta é aumentar os grupos”, afirmou a nutricionista.

O Programa Saúde na Escola (PSE) também é outra estratégia utilizada pela Saúde para levar o tema da obesidade para dentro da sala de aula. “Nós trabalhamos a educação nutricional, o diagnóstico e fazemos o encaminhamento de crianças obesas para as unidades de saúde”, disse.

A nutricionista reforçou ainda que a obesidade está relacionada não só à alimentação, mas também à qualidade de vida, incluindo, portanto a atividade física no tratamento e o atendimento psicológico.

Os grupos de atividades físicas são realizados nas UBSs de Rio Preto durante a semana e abertos à população. Para participar, é necessário procurar a recepção da unidade mais próxima da residência.

Texto e foto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação