A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 264 garrafas de vinho de origem argentina na BR-153, em São José do Rio Preto (SP), durante a tarde da última quarta-feira (15). A carga ilícita estava sendo transportada em um veículo ocupado por um casal, que informou aos policiais ter adquirido as bebidas em Foz do Iguaçu (PR) com o objetivo de revendê-las na cidade de Uberaba (MG).
A legislação brasileira estabelece um limite de 10 litros de vinho estrangeiro por pessoa para importação, o que corresponde a aproximadamente 12 garrafas. Diante da irregularidade, a carga foi encaminhada para a Delegacia da Receita Federal de Rio Preto, onde passará por perícia.
Caso seja constatado que o vinho não está apto para consumo, a PRF informou que a mercadoria será destinada a universidades da região para a extração do álcool, que poderá ser utilizado em hospitais. O casal envolvido foi interrogado e responderá em liberdade pelo crime de descaminho.
Em outra operação, a Polícia Civil deflagrou a operação “Shape Real” em Novo Horizonte (SP), culminando na apreensão de suplementos alimentares em uma empresa que operava sem a devida autorização dos órgãos competentes. A investigação revelou que o responsável pela empresa é suspeito de utilizar o CNPJ de outra empresa nas embalagens dos produtos, induzindo os consumidores a acreditarem que os suplementos eram fabricados por uma empresa de Pindorama (SP) sem qualquer ligação com a atividade criminosa.
Além do galpão da fábrica clandestina, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado, que não foi localizado. Três pessoas foram abordadas, ouvidas e liberadas. Foram apreendidos 2.300 frascos de suplementos alimentares diversos, como Creatina, Glutamina e Whey, totalizando mais de 4.000 kg de produtos clandestinos, além de 36.000 embalagens falsas.
Fonte: g1.globo.com