A comissão organizadora da 12ª Aquishow Brasil lançou na tarde desta sexta-feira, dia 24, no 8º andar da Prefeitura oficialmente o evento, que será realizado entre os dias 23 e 26 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do IP-APTA (Instituto de Pesca), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em São José do Rio Preto, no interior de SP. A cerimônia contou com a presença de autoridades, convidados e imprensa.
No dia 26 de maio, haverá, ainda, uma visita técnica externa. Os
interessados conhecerão a Global Peixe Alevinos, em Esmeralda/SP, distrito
de Rubineia/SP, que pertence a Emerson Esteves, um dos idealizadores e
organizadores da Aquishow Brasil.
Nesta segunda edição realizada em Rio Preto, terá uma estrutura do pavilhão maior de todos os
tempos, com mais de 7 mil metros quadrados de área construída, para
abrigar 90 estandes comerciais, um auditório principal, cinco salas de
reuniões e uma praça de alimentação, com restaurante temático e food
trucks.
Assim como em 2022, o público contará ainda com uma represa de 5 mil
metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com 26 viveiros
escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.
A organização do evento espera receber cerca de 8 mil pessoas, de
diferentes regiões do Brasil e até mesmo do exterior, além de movimentar
em torno de R$ 150 milhões em negócios fechados e orçamentos. “O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia, mas em termos de tecnologia somos o mais avançado, em termos de nutrição, sanitário e de estrutura. Esse ano, vamos receber representantes da Colômbia, Chile e México”, explica Emerson Esteves.
“Hoje nós temos essa atividade desenvolvida na nossa região. O apoio do Poder Público com recursos públicos é fundamental pra ajudar na estrutura da feira. O evento é uma oportunidade de valorizar a cadeia produtiva do setor; esse tipo de feira movimenta nossa economia como um todo”, destaca o prefeito Edinho Araújo.
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento, mantém um programa de estímulo aos pequenos e médios produtores da psicultura na região. “Nossa patrulha agrícola já realizou alguns trabalhos na produção de tanque escavado dentro da propriedade; é importante destacar que a prefeitura disponibiliza ao menos duas vezes por semana na merenda escolar o peixe no cardápio dos alunos da rede municipal de ensino”, explica o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto Júnior.
Dados do Anuário 2022 da PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), recém-divulgados, apontam que, em 2021, a produção de peixes de cultivo em território paulista foi de 81.640 toneladas. Grande parte dessa produção é proveniente do Noroeste Paulista, por meio de 256 unidades de piscicultura cadastradas na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Marilsa Fernandes, presidente executiva da PeixeSP e uma das organizadoras da Aquishow Brasil apontou que o interior de SP tem algumas dificuldades na produção. “A falta de políticas públicas no Estado de SP de fomento à produção; o pescado ainda tem um preço alto no mercado. Se tivéssemos uma redução no preço do imposto da ração, teríamos uma redução no custo para o consumidor final”, diz.
Considerada a melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura do País, a Aquishow Brasil terá palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.
“Investimos muito em atividades técnicas, em parceria com o Instituto de Pesca, para valorizar as inovações que têm sido desenvolvidas na área aquícola e disseminar boas ideias. Por isso, preparamos minicursos com profissionais renomados e novas premiações”, afirma Emerson Esteves, presidente do Conselho Deliberativo da PeixeSP e um dos organizadores da Aquishow Brasil.
A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Serviço:
O que: 12ª Aquishow Brasil
Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita
técnica externa)
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado
Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona
rural de São José do Rio Preto/SP
Redes sociais: @aquishowbrasil
Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br