“Falar com o coração; testemunhando a verdade no amor”, diz o papa Francisco na mensagem do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por

Com o tema: “Falar com o coração” a Igreja Católica celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais neste mês de maio. Em vista disto a Pastoral da Comunicação da Diocese de São José do Rio Preto, interior de SP, promove uma série de atividades para comemorar a data. Os eventos acontecem em vários momentos e tem como objetivo refletir a mensagem deixada pelo Papa Francisco.

No dia 9 de maio, houve um encontro virtual com ações concretas para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais na Diocese de Rio Preto. Na manhã deste sábado, dia 20, comunicadores participaram do tradicional “Café da Manhã com a Imprensa”, na residência episcopal com a presença de dom Vilar, uma oportunidade de favorecer a confraternização do bispo com as pessoas que trabalham nos meios de comunicação. Durante o encontro, comunicadores visitaram as instalações do Bispado e conheceram a capela.

“Precisamos combater as notícias falsas, todos os tipos de intolerância que vem ocorrendo na sociedade como um todo; nada que o amor e a verdade possa libertar o povo das iniquidades”, disse dom Vilar.

Neste domingo, dia 21, todos os agentes da Pascom da Diocese e jornalistas estarão reunidos em uma Santa Missa pelos comunicadores celebrada por Dom Vilar, às 9h, no Santuário São Judas Tadeu.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada tradicionalmente no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Neste ano, o tema se baseia na passagem do evangelho de Efésios 4,15, que reflete sobre “falar com o coração: vivendo segundo a verdade, no amor”. Segundo o Pontífice, o tema está idealmente ligado ao de 2022, “Ouvir com o ouvido do coração”, e quer fazer parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo em outubro de 2023.