HB de Rio Preto leva exames gratuitos para população em shopping

Por

Referência em doação e transplante de órgãos, o Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto/SP, promove ação de conscientização sobre a doação de órgãos para fechar a campanha Setembro Verde, o shopping Cidade Norte, das 10h às 14h, nesta quinta-feira, dia 26 de setembro.

Profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital participam da atividade orientando a população sobre a importância da doação de órgãos e de promover conversas com familiares sobre o tema. Além disso, haverá realização de exames gratuitos de aferição da pressão arterial, exames rápidos de hepatites C, além de tipagem sanguínea, uma vez que para receber um órgão o receptor precisa ser compatível com o sangue do doador.

Famílias dizem sim ao HB


A região Noroeste de Estado já tem conseguido importantes avanços na área de captação de órgãos, alcançando 45 doadores de órgãos por milhão de habitantes, índice muito próximo da Espanha, referência para o mundo, com 49 doadores por milhão de população.

O Dr.João Fernando Picollo de Oliveira, nefrologista e coordenador da OPO ressalta que a graças aos treinamentos, capacitações e atualização constante dos profissionais, a organização atingiu números de doadores mais do que o dobro do Brasil, que tem cerca de 20 doadores por milhão.

Atualmente, no Brasil, a taxa de autorização das famílias é 55% e na região de Rio Preto esse número é de 75%. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos, garantido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por financiar e fazer mais de 88% de todos os transplantes de órgãos do país.

O Brasil realizou mais de 6,7 mil transplantes entre janeiro e setembro de 2023. Esse foi o melhor resultado dos últimos 10 anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Referência em transplantes


O Hospital de Base é referência nacional em transplantes de órgãos e tecidos (córnea, rim, medula óssea e fígado), tendo realizado cerca de 4.500 procedimentos desde o início de suas atividades. O HB é uma das poucas instituições do país a centralizar esses procedimentos com autorização do Ministério da Saúde.

O HB atende 102 municípios de uma região que concentra 1,5 milhão de habitantes. A excelência e os resultados obtidos pelas equipes de transplantes do Hospital de Base, no entanto, atraem pacientes de todo o Brasil. Os diferenciais da Unidade são o alto conhecimento dos profissionais, a grande experiência e o fato de integrarem uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

A Unidade do Hospital de Base tem papel importante na formação de profissionais de todas as áreas da Saúde especializados em transplantes, inclusive atraindo de outras regiões do país e como cenário para a condução de inúmeras pesquisas, e, desempenha assim papel fundamental na integração da assistência, ensino e pesquisa no complexo Hospital de Base/Famerp.

Concentrar todas as equipes de transplante em um mesmo hospital contribui para intensificar ainda mais a integração e a troca de conhecimento e experiências entre elas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação