O Hospital de Base de Rio Preto realiza neste sábado (7), das 9 às 15 horas, a 26ª edição da Campanha Dezembro Laranja, preconizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Durante o evento, que acontece no estacionamento do HB, a equipe de Dermatologia da Funfarme/Famerp vai realizar exames clínicos e biopsias, caso haja necessidade, para diagnóstico de suspeita de tumores malignos. Além disso, a população vai receber orientações e encaminhamento médico para rede pública ou privada.
O chefe do departamento de dermatologia do Hospital de Base, Dr. João Roberto Antônio, destaca que dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o Brasil tem 704 mil casos novos de câncer de pele por ano, sendo 220 mil casos são de câncer não melanoma e 8,9 mil casos de melanoma. “O câncer de pele é o que tem maior índice de diagnóstico no país, ficando à frente de câncer de mama e de próstata, respectivamente com 74 mil e 72 mil novos casos por ano”, afirma.
Intitulada “PROTEGER A PELE É PROTEGER A SAÚDE”, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir da incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele.
Devido à alta incidência da doença, a SBD estabeleceu o mês DEZEMBRO LARANJA, que marca o início do verão para realizar a campanha de conscientização sobre a necessidade de prevenção aos danos causados pelo sol nos diversos tipos de pele.
Dr. João Roberto Antônio destaca que o uso do protetor solar é apenas uma das medidas fotoprotetora para uma pele saudável. “A fotoproteção inclui também usar camiseta e chapéu ou boné, óculos de sol com proteção UV, evitar exposição ao sol no período das 9h às 15h para a prevenção do câncer de pele, atenuar os efeitos do fotoenvelhecimento e prevenir manchas solares. É muito importante aplicar o protetor com filtro de proteção solar (FPS) acima de 30 e reaplicar a cada três horas. Se a pessoa entrar na água ou transpirar muito, o intervalo da reaplicação deve ser menor. Além disso, consultar um médico dermatologista associado à SBD sempre que necessário”, afirma.
O diretor executivo da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), Dr. Jorge Fares, fala sobre a importância do mutirão para diagnóstico de câncer de pele para a saúde da população de Rio Preto e região. “Essa iniciativa é fundamental para detectar precocemente esse tipo de câncer, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A ação demonstra o compromisso da Funfarme com a saúde pública e o bem-estar da comunidade”.
Serviço:
CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA
Dia: 7 de dezembro de 2024
Local: Estacionamento do Hospital de Base
Gratuito e aberto ao público
Serviços oferecidos: orientações, exames clínicos e biópsias (se necessário) e encaminhamento médico para rede pública e privada (convênio).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação