Centro de referência em gestação e parto de alto risco no Estado de São Paulo, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), realizou, na noite desta segunda-feira (10 de junho), um parto de quadrigêmeas.
As quatro estão internadas na UTI neonatal e o quadro clínico de todas é estável, segundo o ginecologista e obstetra Carlos Eduardo Ferreira, que realizou o parto.
Lavínia, Helena e Heloísa são gêmeas univitelinas e, portanto, idênticas, pois compartilharam a mesma placenta. Exceção é Laura, que se desenvolveu em placenta separada. “Em nascimento de quadrigêmeos, nascerem três idênticos é extremamente raro”, ressalta Dr. Carlos Eduardo.
As quadrigêmeas são filhas da auxiliar administrativa Viviane Carla Papani Richarti e do consultor comercial Eloi Richarti, moradores de Olímpia (SP).
As quatro permanecerão em UTI neonatal, protocolo padrão em parto de quadrigêmeos, nascidos de 28 semanas, para que tenham o suporte hospitalar adequado para evolução clínica satisfatória. A mãe deve ter alta hospitalar nos próximos dias.
Este é o segundo parto de quadrigêmeos nos 11 anos de funcionamento do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. O primeiro aconteceu em julho de 2021. A instituição também realizou dois partos de trigêmeos.
O HCM é referência em alta complexidade para mais de 1,7 milhões de habitantes dos 102 municípios da região noroeste paulista por contar com equipe multiprofissional altamente especializada e toda a infraestrutura necessária, garantindo segurança e qualidade aos pacientes.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação