O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (8) para a Colômbia, onde participará da cúpula entre a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Europeia (UE). O evento, com início no domingo (9), reunirá representantes dos 27 países da UE e das 33 nações que compõem a Celac.
De acordo com informações da Presidência, o retorno de Lula está previsto para o domingo, a tempo de liderar a cerimônia de abertura da COP30, agendada para o dia 10 em Belém.
A retomada das negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia é um dos principais objetivos da cúpula.
Durante entrevista, Lula indicou que pretende abordar a situação da Venezuela e o aumento da presença militar dos Estados Unidos na América Latina. O presidente enfatizou que a questão dos navios de guerra dos EUA é um tema crucial para a Celac.
Lula também mencionou que a Venezuela enfrenta um problema político, que deve ser resolvido por meio de diálogo político. Ele recordou ter expressado a um ex-presidente dos EUA que a América Latina é uma região de paz.
Nos últimos meses, os EUA aumentaram sua presença militar no Caribe, com ações contra embarcações suspeitas de transportar drogas na região.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br