PUBLICIDADE

Metanol: Alerta Nacional! Nove Estados Investigam Intoxicações e Mortes

Teste Compartilhamento
© Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Nove estados brasileiros estão sob alerta devido a casos de intoxicação por metanol, com um total de 45 registros em análise em todo o país. A situação mais crítica se concentra em São Paulo, que além de ter o maior número de casos confirmados, ainda investiga nove notificações suspeitas.

Além de São Paulo, outros oito estados registraram notificações suspeitas de intoxicação por metanol: Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).

Até o momento, o país contabiliza 59 casos confirmados, com São Paulo liderando as estatísticas com 46 confirmações. O estado foi o epicentro da adulteração de bebidas com metanol, substância encontrada em álcool combustível adulterado. O esquema fraudulento foi descoberto em 17 de outubro. Há ainda casos confirmados no Paraná (6), em Pernambuco (5), no Rio Grande do Sul (1) e em Mato Grosso (1).

O número de mortes associadas à intoxicação por metanol já chega a 15. São Paulo registra nove óbitos, enquanto Paraná e Pernambuco contabilizam três mortes cada. Há seis óbitos em investigação, sendo dois em São Paulo, dois em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul e um no Rio de Janeiro. Desde o início da crise sanitária, 40 óbitos suspeitos foram descartados. As autoridades de saúde seguem monitorando a situação e investigando a origem e a distribuição das bebidas contaminadas.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE