PUBLICIDADE

Festival de Blues & Jazz movimenta a praça de Mirassol neste sábado

Teste Compartilhamento

De 14 a 16 de novembro, Mirassol se transforma em palco de celebração dos ritmos do jazz, blues, soul e suas vertentes com a 1ª edição do Blues & Jazz na Praça. Oferecendo uma programação gratuita e diversa, o festival ocupa a Praça da Matriz com shows e o Auditório Cândido Brasil Estrela com ações formativas. Seis bandas se apresentam ao longo dos três dias, sendo cinco da região e uma da Argentina. O evento conta ainda com praça de alimentação e barracas de bebidas, ampliando o clima de festividade e de convívio entre a comunidade e a classe artística.

O projeto é uma produção de Marcela Almeida Produções e Agrupamento Ir e Vir, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Mirassol, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O projeto tem apoio da Secretaria de Assistência Social de Mirassol e parceria do Santo Lúpulo, Cervejaria Campinas e Baci da Napoli. 

Abrindo a programação, no dia 14, sexta-feira, às 20h30, o guitarrista Edu Sellitto e banda trazem interpretações de sucesso dos clássicos do blues internacional e nacional, rock com influências blues e músicas autorais. O músico toca acompanhado por Breno Gutierrez (bateria), Paulo Bassi (contrabaixo) e João Wolverine (saxofone). Depois, quem sobe ao palco é a cantora Elis Bohrer para apresentar o show Tudo é Jazz & Blues. Ao lado dos músicos Rogerio Pinheiro, Edgard Silva, Washington Neto e Louise Carla, são propostas releituras de canções eternizadas por grandes nomes como Ray Charles, Nina Simone, Billie Holiday, Bessie Smith, Sarah Vaughan, entre outros que fizeram parte da história dos estilos.

Já no dia 15, sábado, a partir das 20h30, o Blues & Jazz na Praça recebe Lucas Rocha Blues Quarteto. O conjunto executa um repertório de clássicos que consolida a paixão e experiência acumuladas ao longo de mais de duas décadas pelo guitarrista e compositor, num show com participação especial do saxofonista mirassolense Pedro Gonzales. Completam o quarteto Alberto Sabella, Junior Muelas e Talita Campos. 

Às 22h, é a vez da cantora, compositora e baixista argentina Jes Condado se apresentar ao lado de músicos com sólida trajetória para interpretar soul, jazz e blues de artistas como Nina Simone, Aretha Franklin, Bessie Smith, Ella Fitzgerald, entre outras, além de sua própria autoria. No palco, a cantora narra passagens sobre as canções e seus respectivos compositores, enriquecendo a experiência do público para além da musicalidade.

No último dia do Blues & Jazz na Praça, 16, domingo, a programação começa mais cedo, às 16h, com Hammatrio, com música instrumental autoral. Composto por Alberto Sabella (órgão), Guilherme Pala (bateria) e Lucas Rocha (guitarra), o grupo busca uma sonoridade livre, desprovida de rótulos e influenciada por uma variedade de estilos que vão do jazz ao baião. 

Fechando o evento, às 17h30, a Bebop Blues apresenta o show Like Cats and Dogs, que mescla seus dois EPs autorais, “Stray Cat” (2020) e “Mad Dog” (2023), além de singles. No repertório, músicas que fundem o blues tradicional com o funk, o blues rock, a música latina e o jazz blues, a fim de criar uma atmosfera sonora rica, festiva, dançante e variada. A banda é formada por João Baby Blues (gaita/vocal), Fernando Poiana (guitarra), Paulo Garrido (baixo) e Guilherme Pala (bateria).

Pertencimento

O projeto do Blues & Jazz na Praça nasce do desejo de democratizar o acesso a uma música que transcende gerações, rompe bolhas e elitismos, e se mantém viva no improviso, no afeto e no coletivo. 

“Mirassol tem uma vida cultural pulsante, mas marcada pela carência de programações gratuitas em música instrumental de qualidade. O festival surge como resposta, ao propor acesso, pertencimento e representatividade. Sua realização busca enriquecer a oferta cultural local, promover a diversidade musical e posicionar a cidade como um polo de eventos culturais no Noroeste Paulista”, afirmam Marcela Almeida e Tiago Mariusso, organizadores. 

Ações formativas

Com a proposta de promover o compartilhamento de práticas de músicos profissionais com o público, sem necessidade de conhecimento prévio, o Blues & Jazz na Praça oferece uma variada programação de ações formativas, com inscrições abertas até 10 de novembro. As atividades privilegiam a multiplicidade e a inclusão, propiciando três dias de imersão em assuntos relacionados aos gêneros e demonstrações ao vivo. As inscrições são via formulário online e podem participar pessoas a partir dos 16 anos. 

A primeira atividade, dia 14, sexta, das 16h às 17h30, é o workshop “Os fundamentos do contrabaixo no Blues e a representação do estilo pelas mulheres”, voltado ao público feminino e coordenado pela arte educadora e professora de música Talita Campos, baixista da banda The Monnas e do Lucas Rocha Blues Quarteto. Participantes terão contato com a história do blues,  seu ritmo, harmonia, grooves utilizados, padrões de baixo, entre outros aspectos, e poderão acompanhar exemplos tocados ao vivo de músicas de mulheres de diferentes vertentes e épocas. 

Já dia 15, sábado, das 16h às 17h30, é a vez do músico e educador musical mirassolense Lenon Tagliaro, formado em regência de banda sinfônica pelo Conservatório de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz, conduzir o workshop “Técnicas de improvisação”. Ele abordará conceitos de improvisação, escalas, harpejos, fraseados melódicos, harmonia avançada, entre outros aspectos da construção do improviso consciente e estruturado.

Encerrando, dia 16, domingo, das 14h às 15h30, Lucas Rocha ministra o workshop “Workshow Blues”, uma aula sobre blues com banda ao vivo, a partir de sua experiência de mais de 20 anos estudando o gênero e dando aulas de música.

Estrutura

A fim de estimular momentos de encontro e ampliar o clima de festividade para além do palco num ambiente tão democrático como a rua, o festival conta com gastronomia e barracas de bebidas. 

A estrutura também prioriza a acessibilidade, oferecendo banheiro químico com cabine acessível, ou seja, com portas largas, barras de apoio e espaço interno para cadeira de rodas e um acompanhante, recurso para pessoas com deficiência física que precisam de ajuda e/ou cadeirantes.  

“Com ações voltadas à formação, acessibilidade, visibilidade feminina e inclusão territorial, o Blues & Jazz na Praça pretende ser o primeiro passo para a criação de um novo calendário cultural permanente em Mirassol”, considera a dupla de organizadores. 

SERVIÇO:

Blues & Jazz na Praça 

Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2025

Onde: shows na Praça da Matriz (Praça Doutor Anísio José Moreira, S/N, Centro) e ações formativas no Auditório Cândido Brasil Estrela (Rua Rui Barbosa, 2.170, Centro) – Mirassol 

Prazo de inscrições para formativas: até 10/11, enquanto houver vagas

Link para formulários de inscrição: https://linktr.ee/BlueseJazznaPraca

Gratuito

Instagram: @bluesejazznapraca

 

Programação completa de shows – Blues & Jazz na Praça 

Local: Praça da Matriz (Praça Doutor Anísio José Moreira, S/N, Centro)

14/11 – sexta-feira

20h30 – Edu Sellitto e Banda 

Edu Sellitto e Banda trazem interpretações de sucesso dos clássicos do blues internacional e nacional, rock com influências blues e músicas autorais, em um formato que abrilhanta a inconfundível guitarra de Edu Sellitto, ao lado dos músicos dos músicos Breno Gutierrez (bateria), Paulo Bassi (contrabaixo) e João Wolverine (saxofone). O objetivo da apresentação é trazer ao público uma experiência blues, permitir através da música a reflexão e os sentimentos gerados por este gênero musical que é símbolo da cultura americana negra do sul dos Estados Unidos.

22h – Tudo é Jazz & Blues, com Elis Bohrer e Banda

A cantora Elis Bohrer se une aos músicos Rogerio Pinheiro, Edgard Silva, Washington Neto e Louise Carla para propor releituras de clássicos do jazz e do blues, passeando pelas obras de Ray Charles, Nina Simone, Billie Holiday, Bessie Smith, Sarah Vaughan, entre outros nomes que fizeram parte da história dos estilos.

15/11 – sábado

20h30 – Lucas Rocha Blues Quarteto, participação especial Pedro Gonzales

Formado por Alberto Sabella, Junior Muelas, Talita Campos e Lucas Rocha, o Quarteto se apresenta em festivais e casas de show. Os artistas já participaram de eventos internacionais como o FIT Rio Preto e Sesc Jazz n’ Blues, além de casas importantes do cenário nacional. Neste show, traz um repertório de clássicos que consolida a paixão e experiência acumuladas ao longo de mais de duas décadas pelo guitarrista, num show com participação especial o saxofonista mirassolense Pedro Gonzales

22h – Jes Condado 

Cantora, compositora e baixista, Jes Condado é natural da Argentina e radicada em São Paulo. Neste show, se apresenta ao lado de músicos com sólida trajetória interpretando soul, jazz e blues de artistas como Nina Simone, Aretha Franklin, Bessie Smith, Ella Fitzgerald, entre outras, além de sua própria autoria. No palco, a cantora narra passagens sobre as músicas e seus respectivos compositores, enriquecendo a experiência do público para além da sonoridade. Seus shows de soul e blues já foram apresentados em reconhecidos festivais como Mississippi Delta Blues, Santos Jazz Festival e Blues na Montanha, além de unidades do Sesc e importantes espaços como Jazz B e Jazz nos Fundos. Possui álbuns como “Shades of Blue” (2016) e “Natural” (2018). Já dividiu o palco com reconhecidos artistas como Flávio Guimarães, Toninho Ferragutti e Thadeu Romano.

16/11 – domingo

16h – Hammatrio

 Trio formado no final de 2017, em São José do Rio Preto, com a proposta de criar música instrumental autoral. Composto por Alberto Sabella (órgão), Guilherme Pala (bateria) e Lucas Rocha (guitarra), o grupo busca uma sonoridade livre, desprovida de rótulos e influenciada por uma variedade de estilos que vão do jazz ao baião. As composições emergem de um processo colaborativo, onde cada música é construída de maneira espontânea a partir de temas e experiências, evocando a sensação de trilhas sonoras para momentos únicos, sempre utilizando a sonoridade peculiar do Hammond em conjunto com o humor ácido trazido pelo trio com os nomes das músicas.

17h30 – Bebop Blues

Em seu show Like Cats and Dogs, a Bebop Blues toca músicas dos seus dois EPs autorais, “Stray Cat” (2020) e “Mad Dog” (2023), além de singles. No repertório, músicas que fundem o blues tradicional com o funk, o blues rock, a música latina e o jazz blues, criando uma atmosfera sonora rica, festiva, dançante e variada que embala histórias de personagens mais ou menos realistas. A Bebop Blues é formada por João Baby Blues (gaita/vocal), Fernando Poiana (guitarra), Paulo Garrido (baixo) e Guilherme Pala (bateria), e busca uma sonoridade que misture o blues com elementos do rock, do funk e do jazz e da música latina.

Programação completa de ações formativas – Blues & Jazz na Praça 

Local: Auditório Cândido Brasil Estrela (Rua Rui Barbosa, 2.170, Centro)

14/11 – sexta-feira, 16h às 17h30

Workshop “Os fundamentos do contrabaixo no Blues e a representação do estilo pelas mulheres”, com Talita Campos

Sinopse: Introdução ao Blues e ao papel do baixo no estilo, com um resumo da História do Blues,  seu ritmo, harmonia, grooves utilizados, padrões de baixo comuns no estilo, técnica de walking bass, padrões rítmicos, uso de notas da escala pentatônica, dicas para improvisos em acordes maiores e/ou menores, os padrões de 12 compassos e o feeling no Blues. Haverá demonstração da prática com exemplos tocados ao vivo, com músicas das mulheres do Blues raiz, mulheres do Blues contemporâneo do cenário internacional e mulheres do Blues brasileiro atual, assim como a demonstração do trabalho autoral da oficineira.

Público-alvo: mulheres a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio

Inscrições: https://forms.gle/chPFyk1YKty2Fnr26

Prazo: 14/10 a 10/11

Vagas: 15

Seleção: ordem de inscrição

Minibio: Talita Campos é arte educadora e professora de música. Baixista da Banda The Monnas desde 2018, onde produziu o musical “Infelizmente existe esse movimento feminista” em 2022; organizou o evento “Empodera mulher Rio Preto” 1 e 2 em 2021; e o evento Flash Mob Outubro Rosa em 2019. Em carreira solo produziu o espetáculo/documentário “As Mulheres na Música: contexto histórico e suas influências” em 2023. Realizou em parceria com a arte educadora Adriana Justo a oficina “ouvir o movimento” que foi ministrada por um mês no SESC Rio Preto em 2023. Atualmente trabalha com o multiartista Celso Carlessi com os espetáculos “Todo amor que houver nessa vida- um tributo a Cazuza” e “É proibido proibir – 40 anos sem censura”; e com o guitarrista Lucas Rocha como baixista do Lucas Rocha Blues Quarteto, parceria desde 2022, com quem lançou dois trabalhos autorais, ministra oficinas de Blues e faz shows por vários estados brasileiros.

15/11 (sábado), 16h às 17h30

Workshop “Técnicas de Improvisação”, com Lenon Tagliaro

Sinopse: Neste workshop, o músico e professor Lenon Tagliaro abordará conceitos de improvisação, escalas, harpejos, fraseados melódicos, harmonia avançada, entre outros assuntos relacionados à construção do improviso consciente e estruturado, aquele em que o músico ou musicista pode prever as notas que serão tocadas e também a estrutura completa do improviso, de uma forma que ele tenha começo, meio e fim.

Público-alvo: pessoas interessadas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio

Inscrições: https://forms.gle/geUJ9xWvGLLxtkxq5

Prazo: 14/10 a 10/11

Vagas: 15

Seleção: ordem de inscrição

Minibio: Lenon Tagliaro é músico e educador musical mirassolense. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também se formou em Licenciatura em Música. Formado em Regência de Banda Sinfônica pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz.

16/11 (domingo), 14h às 15h30 

Workshop “Workshow Blues”, com Lucas Rocha

Sinopse: A proposta é promover uma aula sobre Blues com banda ao vivo, a partir da experiência do ministrante, que, em mais de 20 anos estudando Blues e dando aulas de música, ainda percebe o quanto o Blues, sua linguagem, harmonia e história são pouco conhecidos entre os músicos. Sendo o Blues a base de tantos estilos musicais, entende ser necessário levar ao conhecimento dos músicos seus principais fundamentos. Ao mesmo tempo, a atividade compreende um workshop de guitarra: participantes terão contato com os fundamentos do Blues como linguagem, harmonia e improvisação. O que é Blues de 12 compassos, Slow ou Fast Change, o que a guitarra faz, o que o baixo faz, o que o piano/teclado faz, o que a bateria faz? Tipos de Blues, estilos de Blues, Blues e suas variações. A influência do Blues no Rock, Jazz e outros estilos.

Público-alvo: pessoas interessadas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio

Inscrições: https://forms.gle/K64kVwGQ1VdAekTd6

Prazo: 14/10 a 10/11

Vagas: 15

Seleção: ordem de inscrição

Minibio: Em sua jornada musical, Lucas Rocha tem compartilhado o palco com artistas renomados da Espanha, Argentina e Brasil, incluindo apresentações com Flávio Guimarães, Danny Vincent, Edy Star, Uirá Cabral, Quiqué Gomes e Netto Rockefeller. Em 2023, lançou o EP “41 Blues”, composto por 5 faixas, disponível em todas as plataformas. Este lançamento marca um capítulo significativo na carreira do músico, adicionando uma nova dimensão à sua expressão musical. Ainda em 2023, ao lado da Big Blues, foi convidado pelo produtor Lisciel Franco a gravar um disco no prestigiado Forest Lab Studio. Com uma carreira que abrange diversas bandas, desde Big Blues até Hammatrio, MPBlues, Dr. Blues, Sr. Malte. Ao todo, conta com 5 EP’s solo, 2 discos com Hammatrio e outros 2 com a Big Blues. Em 2024, formou o Lucas Rocha Blues Quarteto e o primeiro registro de estúdio é o EP “Burning Man”, gravado no prestigiado Blue Crawfish Records.

Leia mais

PUBLICIDADE